A Google acaba de registar uma patente para a integração de novos sensores no seu smartwatch que estão preparados para detetar gestos como pressionar, tocar, apertar e deslizar.
A descrição das capacidades dos sensores sugere, assim, que o Pixel Watch 3 pode ter a funcionalidade de reconhecimento de gestos, à semelhança do que acontece com o Apple Watch e o seu toque duplo.
Reconhecimento de gestos pode alterar design do Google Pixel Watch 3
Mas a documentação entregue para esta patente dá mais algumas pistas sobre o próximo wearable da Google. A gigante de pesquisas está a procurar formas de simplificar o design do smartwatch para que os utilizadores tenham acesso à maior área possível do ecrã.
Ora a funcionalidade de reconhecimento de gestos pode permitir que a Google remova botões físicos e outras entradas também físicas. Na prática, o Pixel Watch 3 pode exibir um design mais simples e livre de saliências físicas.
Desvantagens de controlos físicos num smartwatch
A documentação entregue para a integração dos novos sensores reflete ainda uma preocupação da Google face aos wearables. Esclarece a empresa que os atuais métodos de controlo físicos, como as coroas giratórias, apresentam desvantagens.
A saber: têm um custo elevado de produção, são complexas de fabricar e muito difíceis de impermeabilizar, o que num dispositivo deste género é sempre importante.
De acordo com a Google, a funcionalidade de reconhecimento de gestos pode acabar com estes pontos negativos e também permitir aos utilizadores controlarem o equipamento, sem necessitarem de mexer no ecrã.
Para já, trata-se apenas do pedido para uma patente, o que significa que não é conhecido o momento em que a gigante de pesquisas vai integrar esta funcionalidade no seu wearable.
Editores 4gnews recomendam: