Google: estes são os lançamentos de smartphones até 2025

Rui Bacelar
Comentar

A Google toca, de uma forma ou outra, nos mais variados meandros da nossa vida. Seja com os seus smartphones Android, com o seu motor de busca que nos concede, diariamente, acesso à informação, sem esquecer os demais dispositivos IoT e gadgets para o lar.

Agora, graças a uma fuga de informação de alto nível, ficamos a conhecer aquela que poderá ser a calendarização da gigante norte-americana até 2025.

São, com efeito, dois anos de lançamentos de smartphones e outros produtos cujas referências chegam agora à Internet, ainda que a sua autenticidade não possa ser aferida.

Todos os Google Pixel a chegar ao mercado até 2025

smartphone Google Pixel Fold
O possível smartphone smartphone Google Pixel Fold. Crédito: @onleaks

Mais concretamente, a fuga de informação foi avançada em exclusivo pela publicação AndroidAuthority conforme informações cedidas exclusivamente a este entidade por um leaker não identificado.

A tónica, ao que tudo indica, recairá nos telemóveis da empresa, os Google Pixel, também conhecidos como embaixadores do Android.

De antemão, não, não há referências diretas à disponibilidade desta família de telemóveis em Portugal. Temos sim, informações sobre os lançamentos da marca em 2023, com grande alterações face ao previamente praticado pela empresa.

A tendência, aliás, permanecerá em vigor até 2025, fazendo fé nas informações agora divulgadas.

2023 trará mudanças subtis para os smartphones Google Pixel

Conforme a fonte supracitada teremos pelo menos dois novos telefones Gogle, os “lynx” e “felix”. Ambos os equipamentos devem ser apresentados aproximadamente na altura da Google I/O 2023, portanto entre maio e abril do próximo ano.

Ao que tudo indica, o “lynx” será o telefone Pixel 7a. Por outro lado, o modelo "felix" é tido como o Pixel Fold, o primeiro smartphone dobrável da empresa, já referido em várias fugas de informação. Aliás, vejam-se as imagem e vídeo mais acima.

Pessoalmente, acredito que o Fold seja finalmente desvendado em 2023. A tecnologia e o formato dobrável têm melhorado de ano para ano, estando suficientemente maduros para que também um Pixel dobrável veja a luz do dia.

2023 ficará marcado pelo lançamento do dobrável Google Pixel Fold

smartphone Google Pixel Fold

Apesar de as atenções ficarem, provavelmente, concentradas no primeiro dobrável da empresa, a Google também deverá colocar um novo telefone acessível no mercado. A propósito, a fonte aponta o Google Pixel 7a como uma certeza para 2023.

Este será o sucessor do atual Pixel 6a e trará várias melhorias como o ecrã com alta taxa de atualização a 90 Hz, mantendo o preço abaixo dos 500 dólares, ou 500 euros. Infelizmente, não sabemos se chegarão oficialmente a Portugal.

Google Pixel 6A

Processador Google Tensor
Bateria para todo o dia (4 410 mAh)
Experiência de Android puro
Fotografia inteligente e de qualidade
Ecrã OLED de 6,1'' Full-HD+
RAM: 6 GB
Armazenamento: 128 GB

Lançamento: maio de 2022

Posteriormente, após a Samsung apresentar os próximos Galaxy Z Fold e Z Flip, a Google preparará uma nova ronda de telemóveis topo de gama na forma dos Pixel 8 e Pixel 8 Pro. Os telefones com o nome de código "shiba" e "husky" terão um design similar aos atuais Pixel 7 e Pixel 7 Pro.

Em suma, os lançamentos de 2023 serão muito similares aos praticados este ano pela gigante das pesquisas. Aqui acredito que as melhorias sejam sobretudo técnicas, com "specs" reforçadas e uma manutenção do design geral do produto.

Google pode adotar um calendário bianual para os Pixel A

Google Pixel Fold preto

Tudo dependerá do sucesso comercial dos Google Pixel 7a. Ou seja, caso os telefones sejam bem recebidos no mercado, a fabricante manterá o lançamento anual desta família de telefones mais acessíveis. Caso contrário, a gama de produtos Pixel A passará a ter uma janela bianual de lançamentos.

Contamos assim com o lançamento de um Pixel 7a deveras importante, não só para o produto em si, mas também para toda a gama de telefones acessíveis da marca.

Por fim, quando um Pixel 8a chegar ao mercado, entre 2024 e 2025, o seu preço deverá subir um pouco, marcando agora 550 euros, ou até 499 euros caso a fabricante queira mesmo manter o produto competitivo. Para já, esta é a maior incerteza.

Gama Pixel 9 marcará os lançamentos de 2024 e 2025

A chegar no outono de 2024, estes telemóveis serão os topos de gama da empresa durante o remanescente desse ano e boa parte do seguinte, 2025. Porém, será no outono de 2024 que, pela primeira vez, esta gama de telemóveis poderá contar com três dispositivos a ser desvendados.

smartphone Google Pixel Fold

Esta é a convicção da fonte supracitada, mencionando que o Pixel 9 manterá o formato geral dos Pixel 8, mas deverão ser ligeiramente menores que os Pixel 7. De momento, estes telefones têm o nome de código "Komodo", com um ecrã de 6,7 polegadas.

Teremos também um modelo Pro, com o nome de código "Kaiman", que deverá apresentar as especificações superiores, sobretudo na câmara fotográfica. Em ambos os casos, contudo, os telefones devem ser mais compactos que os produtos a chegar em 2023.

Por fim, a empresa pode ainda lançar um terceiro modelo, compacto e poderoso. Ou seja, um modelo Pro compacto, algo que de momento não encontramos no mercado de dispositivos móveis desde que a Apple reformou o seu iPhone mini.

Google Pixel Flip pode chegar em 2025

O smartphone dobrável em formato de concha pode chegar oficialmente em 2025 conforme as mesmas informações. Até lá, teremos pelo menos uma geração do seu dobrável em formato de livro, o Fold.

Não obstante, a empresa norte-americana terá aqui duas estratégias, dois rumores para os seus dobráveis consoante também o sucesso, ou insucesso das suas rivais. Por fim, o destino dos Pixel Fold até 2025 dependerá diretamente do sucesso do 1.º telefone com este formato a chegar em 2023.

Informação plausível face às tendências de mercado

Pese embora nada disto tenha sido confirmado, certo é que toda e qualquer fabricante está a dedicar cada vez mais atenção ao formato dobrável. Como tal, é apenas expectável que também a Google se debruce seriamente neste formato.

Para além disso, os demais lançamentos fazem todo o sentido. Novas gerações dos seus smartphones Android com foco na fotografia, qualidade de construção, design e experiência de Android puro a chegar ao mercado anualmente até 2025.

Estamos, para já, bastante curiosos para ver tudo aquilo o que a gigante das pesquisas tem planeado para 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt