Google Pixel Fold: smartphone dobrável existe e chega em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As informações foram avançadas pelo leaker Digital Chat Station, uma das fontes com melhor reputação no segmento das fugas de informação envolvendo smartphones. Com efeito, foi o seu testemunho, partilhado na rede social chinesa Weibo, que nos trouxe nova luz sobre o Google Pixel Fold ou Notepad, o primeiro (possível) smartphone dobrável da Google.

A mesma fonte refere que o dispositivo estará entre os primeiros modelos a usar o Snapdragon 8+ Gen 1, será produzido pela Foxconn muito em breve. Para além deste modelo de smartphone dobrável, a mesma Foxconn produzirá também as versões convencionais com o Google Pixel 7 e Pixel 7 Pro a estrear em outubro de 2022.

O primeiro smartphone dobrável será o Google Pixel Fold, ou Pixel Notepad

Google Pixel Fold
Representação digital do possível Google Pixel Fold / Google Pixel Notepad.

Em primeiro lugar, as referência a este modelo foram detetadas recentemente na aplicação Google Camera 8.6, mais concretamente, no software da app. Aí, ao analisar o software foi detetado um ícone alusivo ao Pixel Fold / Pixel Notepad com uma seta a indicar o procedimento de fecho e abertura do dispositivo móvel.

Ainda que tal possa não passar de uma função beta, ou em desenvolvimento, certo é que a menção implícita a um smartphone dobrável da Google foi efetivamente detetada. Agora, resta saber se a tecnológica de Mountain View dará seguimento a esta trilha de pistas e revelará, em outubro / novembro próximo, o seu dobrável.

Teremos pelo menos dois novos smartphones Android da gama Google Pixel 7

According to the developer, the Pixel 7 and Pixel 7 Pro use the same main camera with a 50-megapixel ISOCELL GN1 sensor and an ultra-wide-angle 12 MP (IMX381). The Pro version will additionally receive a TV camera with a 48-megapixel Samsung GM1 sensor. The front panel in both

— Yaroslav Gavrilov  (@appletester_rus) 26 de julho de 2022

O Pixel Fold seria o terceiro elemento, caso exista e venha a ser lançado. Ao que tudo indica, este telemóvel terá um ecrã interior de 5,85 polegadas (ecrã principal). Ou seja, terá um formato mais próximo do OPPO Find N do que propriamente do Samsung Galaxy Z Fold, o dobrável com ecrã interno de 7,6 polegadas.

Para o Google Pixel Fold / Notepad aponta-se a mesma câmara fotográfica de 12.2 MP (primária), bem como uma ultra-grande angular de 16 MP a marcar presença nos Pixel desde o Google Pixel 5 lançado em 2020.

Google Pixel Fold

O Google Pixel 7 Ultra é outra das possíveis surpresas em que a tecnológica estaria a trabalhar. Mais uma vez, de acordo com o leaker Digital Chat Station, este será outros dos topos de gama atualmente em desenvolvimento. O destaque vai para a câmara fotográfica com objetiva periscópica para uma ampliação (zoom) ótica da imagem, além de uma câmara telefoto de 50 MP.

Em suma, contamos com um outono repleto de novidades Google, desde a nova gama Pixel aos possíveis Ultra e Fold / Notepad dotado da sua própria caneta ou stylus, (a G Pen?).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.