Google Pay expande-se para mais países, para quando Portugal?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que o serviço de pagamentos virtuais da Google está a expandir-se para mais países da Europa. A expansão internacional do Google Pay é notória mas continuamos a não ter o serviço em Portugal.

A verdade é que cada mais bancos pelo mundo inteiro estão a começar a aceitar esta método de pagamento. A Google tem feito esforços para que mais instituições e cartões sejam compatíveis com o seu serviço de pagamento por telemóvel.

Com o Google Pay podes inclusivamente utilizar os pagamentos sem contacto, encostando o smartphone ao terminal multibanco por NFC. Parece que para já, só um punhado de países é que recebeu o novo sistema.

Google Pay aumenta a sua presença na Europa

Na França e na Alemanha, o serviço é suportado pelo banco mobile holandês Bunq que ironicamente não suporta o Google Pay na Holanda. Utilizadores da Itália também podem usufruir através dos bancos Fineco e Banca Popolare.

Se nos movimentarmos para o Leste temos a Eslováquia com o banco Prima Banka Slovensko a suportar o serviço. Na Rússia os cidadão também terão acesso ao Google Pay através do PJSC.

Contudo, a expansão do Google Pay continua para fora da Europa pois no Japão foram adicionada compatibilidade. A mesma através de dois bancos distintos. Finalmente, em Honk Kong já se pode utilizar o serviço através da rede de cartões American Express.

Portugal precisa mesmo de um Google Pay?

A verdade é que aqui em Portugal não estamos assim tão necessitados de um serviço como o Google Pay, ou pelo menos não estávamos. Recentemente os bancos portugueses decidiram começar a cobrar taxas pelo famoso serviço MBWay.

No entanto, estas taxas variam de banco para banco e existe sempre o Paypal para compras online. Contudo, o Google Pay iria permitir aos utilizadores fazer compras tradicionais em lojas físicas.

Imaginar ires fazer umas compras ao hipermercado e nem precisas de levar a carteira contigo. Basta um rápido reconhecimento através do teu smartphone pelo terminal do estabelecimento e o pagamento está completo.

Em conclusão, talvez a Google não ache Portugal um mercado viável para o serviço, quem sabe. Seja como for, acredito que eventualmente este serviço chegue a terras lusas de uma forma ou outra.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO da Xiaomi fala de "inexperiência" no que toca ao stock do Xiaomi Mi 9
  • "Não precisas de um diploma para trabalhar na Apple" afirma Tim Cook
  • Google Chrome para Android prepara-se para receber nova característica

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.