A Google quer que o seu Gemini IA esteja o mais disseminado possível e sabe-se agora que está a pagar uma fortuna à Samsung para que este figure nos dispositivos Galaxy.
Este acordo foi revelado durante um julgamento antitrust a decorrer nos EUA e colocou o departamento de justiça norte-americano alerta. Tudo porque a Google já tinha sido admoestada duas vezes por fazer o mesmo com o seu motor de pesquisa.
Google já pagou à Samsung 8 mil milhões de dólares por outros produtos

Google e Samsung tem vindo ao longo dos anos a fazer vários acordos que colocam os produtos da gigante de pesquisa nos dispositivos da marca sul-coreana.
De acordo com o site Gizmochina, entre 2020 e 2023, a Google terá pago à Samsung 8 mil milhões de dólares para que os dispositivos da sul-coreana tivessem pré-instalados o Google Search e a Play Store.
Agora, um julgamento antitrust a decorrer na justiça norte-americana revela que a Google faz pagamentos mensais à Samsung para garantir que o Gemini IA vem pré-instalado nos dispositivos Galaxy. Tudo terá começado com a série de smartphones Galaxy S24, em 2024.
Segundo dados revelados em tribunal, o acordo de pagamento pode estender-se até 2028 e inclui uma redução da receita publicitária do Gemini para a Samsung. Os valores específicos mantêm-se no segredo dos deuses, mas tudo indica que seja uma quantia astronómica.
Para já, tanto a Google como a Samsung beneficiam deste acordo. Mas caso a justiça norte-americana considere esta uma prática não aceitável judicialmente, a gigante de pesquisa pode sofrer consequências bastante graves, como por exemplo ser obrigada a vender o Chrome.