Google obrigará todos os smartphones a usar uma das melhores novidades do Android 12

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Oficialmente apresentado a meados de 2021, o Android 12 trouxe inúmeras novidades, nomeadamente ao nível de design. Uma delas foi a implementação dos temas dinâmicos que, sabe-se agora, passarão a ser obrigatórios.

Segundo o que avança a publicação Android Police, a Google tornará obrigatória a adoção dos temas dinâmicos em todos os smartphones com Android 12. Significa isto que nenhuma fabricante poderá escusar-se do uso desta funcionalidade.

Temas dinâmicos passarão a ser obrigatórios em todos os modelos com Android 12

Tudo indica que a Google formalizará esta obrigatoriedade a 14 de março. Quer isto dizer que qualquer smartphone atualizado para o Android 12, ou novo, a partir dessa data, terá de utilizar os temas dinâmicos.

Qualquer smartphone que queira utilizar oficialmente os serviços da Google tem de cumprir com alguns requisitos definidos pela empresa. Um deles passará a ser a implementação dos temas dinâmicos, caso contrário ser-lhe-á barrada a autorização para o uso dos GMS.

Embora este requisito ainda não esteja em vigor, marcas como a Samsung e Xiaomi já a implementaram nos respetivos sistemas. Os utilizadores da One UI 4 e MIUI 13 já foram brindados com a nova filosofia de design implementada pela Google.

O que são os temas dinâmicos do Android 12

Os temas dinâmicos implementados no Android 12 resultam numa maior simbiose da interface do sistema com o papel de parede eleito pelo utilizador. Ou seja, as cores dominantes deste marcarão presença noutros elementos e aplicações do smartphone.

Para isso, a Google recorreu sistema Monet para extrair cinco tonalidades que serão utilizadas no sistema e aplicações compatíveis. Dará assim ao utilizador uma sensação de continuidade em todos os elementos estéticos do Android.

Resta saber se a Google forçará as OEM´s a utilizar o mesmo sistema de seleção de cores ou se estas terão liberdade ao utilizador para escolher tais cores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung toma decisão controversa num dos seus smartphones mais populares
  • Motorola: topo de gama Edge 30 Pro chega a 24 de fevereiro
  • Oficial: Xiaomi confirma data de lançamento dos Redmi K50 e primeira surpresa
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.