Google obrigada a pagar 50 milhões de euros à França por abuso de poder!

Vitor Urbano
Comentar

Desde que as leis de privacidade de dados online foram implementadas (GDPR) em 2018, que várias organizações europeias estão de olho na Google e outras grandes empresas influentes no mundo online. A Google já foi alvo de inúmeros processos em tribunal, sendo obrigada a pagar diversas multas.

No entanto, a maior de todas foi agora confirmada pelo tribunal francês, obrigando a Google a pagar uma multa de 50 milhões de euros por abuso de poder no que respeita à forma como recolhe e explora dados recolhidos dos seus utilizadores.

Google tentou recorrer da decisão mas o tribunal não cedeu!

Este processo já se arrasta desde janeiro de 2019, quando a Google foi condenada pela primeira vez a pagar esta multa multi-milionária ao governo francês. Como seria de esperar, a gigante norte-americana acabou por recorrer da decisão, conseguindo arrastar o processo durante mais de um ano.

Ainda que o seu objetivo nunca tenha passado por fazer "desaparecer" as acusações, certamente que a Google devia esperar conseguir uma considerável redução no montante a pagar. No entanto, a instância máxima do tribunal francês não cedeu, e voltou a justificar o pagamento da multa de 50 milhões de euros.

Google 50 milhões de euros frança

Basicamente a Google foi acusada de não colocar informação suficiente à disposição dos seus utilizadores na altura em que concordam com a recolha dos seus dados. Além disso, dificultou consideravelmente a tarefa de descobrir como os seus dados estão a ser recolhidos e utilizados, levando às vezes 5 ou 6 ações até ser possível ter acesso à informação.

Esta decisão final por parte do tribunal francês poderá acabar por custar muito mais que 50 milhões de euros à Google, visto que acaba de criar um precedente que poderá ser explorado por muitos outros países. As práticas da Google no sistema operativo Android são homogéneas em todos os países, deixando-a vulnerável a novos processos em tribunal.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.