Google obrigada a pagar 50 milhões de euros à França por abuso de poder!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Desde que as leis de privacidade de dados online foram implementadas (GDPR) em 2018, que várias organizações europeias estão de olho na Google e outras grandes empresas influentes no mundo online. A Google já foi alvo de inúmeros processos em tribunal, sendo obrigada a pagar diversas multas.

No entanto, a maior de todas foi agora confirmada pelo tribunal francês, obrigando a Google a pagar uma multa de 50 milhões de euros por abuso de poder no que respeita à forma como recolhe e explora dados recolhidos dos seus utilizadores.

Google tentou recorrer da decisão mas o tribunal não cedeu!

Este processo já se arrasta desde janeiro de 2019, quando a Google foi condenada pela primeira vez a pagar esta multa multi-milionária ao governo francês. Como seria de esperar, a gigante norte-americana acabou por recorrer da decisão, conseguindo arrastar o processo durante mais de um ano.

Ainda que o seu objetivo nunca tenha passado por fazer "desaparecer" as acusações, certamente que a Google devia esperar conseguir uma considerável redução no montante a pagar. No entanto, a instância máxima do tribunal francês não cedeu, e voltou a justificar o pagamento da multa de 50 milhões de euros.

Basicamente a Google foi acusada de não colocar informação suficiente à disposição dos seus utilizadores na altura em que concordam com a recolha dos seus dados. Além disso, dificultou consideravelmente a tarefa de descobrir como os seus dados estão a ser recolhidos e utilizados, levando às vezes 5 ou 6 ações até ser possível ter acesso à informação.

Esta decisão final por parte do tribunal francês poderá acabar por custar muito mais que 50 milhões de euros à Google, visto que acaba de criar um precedente que poderá ser explorado por muitos outros países. As práticas da Google no sistema operativo Android são homogéneas em todos os países, deixando-a vulnerável a novos processos em tribunal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos vai dar-te uma nova opção bastante útil
  • Google Maps tem grandes novidades preparadas para ti
  • Usas Google Meet? Este atalho vai poupar-te imenso tempo!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.