Google News descontinua subscrições de revistas digitais

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Talvez nunca tenhas utilizado mas a Google mantinha na app Google News um serviço de subscrição para revistas digitais. Estas eram versões em PDF das impressões originais das revistas, onde o utilizador podia ver pelo telemóvel ou pelo desktop. Esse serviço foi terminado pela Google, de acordo com um e-mail enviado aos subscritores.

O e-mail detalha que a Google News vai deixar de disponibilizar as subscrições de revistas digitais dessa forma. Aos utilizadores que tenham acabado de fazer a subscrição, serão emitidos os respetivos reembolsos, de forma a não lesar novos subscritores. A Google sugere no e-mail que os leitores podem continuar a visitar os respetivos sites das revistas.

A verdade é que revistas físicas estão a cair em desuso há vários anos, desde o surgimento da internet e os telemóveis como equipamento pessoal. Assim sendo, era uma questão de tempo até este serviço ir parar ao "cemitério" da Google.

Revistas digitais tentaram preservar as originais

Em tempos, o objetivo dos tablets era revitalizar e adaptar jornais e revistas à era digital. Desta forma, os tablets da Google e iPads eram promovidos de forma a que os utilizadores pudessem consumir informação impressa originalmente em papel mas em formato digital.

Contudo, essa ideia não teve muito sucesso e com os anos, foi desconsiderada por completo. Em 2012, a Google lançou o Play Magazines, que se transformou no Newsstand e eventualmente tornou-se no Google News que conhecemos hoje. O objetivo era providenciar réplicas das revistas aos leitores, mantendo um ar "original".

Atualmente, cada revista possui a sua própria aplicação num formato moderno, onde os leitores podem subscrever e consumir conteúdo. Ter uma plataforma centralizada para o consumo de revistas digitais já não faz sentido, devido à abundância de informação gratuita.

Editores 4gnews recomendam:

  • Empresa cria tecnologia capaz de identificar pessoas pela forma como escrevem no teclado
  • Xiaomi Mi Notebook 2020: vem aí uma mudança de design
  • Huawei P40 Lite: ecrã confirma o design do smartphone
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.