Google muda de de ideias e volta atrás no design da pesquisa. Entende porquê

António Guimarães
1 comentário

Recentemente, a Google fez algumas mudanças no aspeto da página de pesquisa, em Desktop. As mudanças envolveram mostrar favicons ao pé das previsões de links. Favicons são pequenas imagens utilizadas para identificar empresas em páginas da internet.

Contudo, o feedback dos utilizadores foi negativo, aquando da mudança. Nos fóruns da Google, várias pessoas queixaram-se que a interface estava demasiado confusa e visualmente preenchida. Os utilizadores afirmavam que era difícil distinguir anúncios de resultados de pesquisa.

exemlo
Exemplo de um favicon da Amazon, no Safari

Entretanto, a Google decidiu reverter e voltar ao design anterior da página de pesquisa. A empresa afirma que o objetivo era tornar mais evidente a informação disponível na página. No entanto, a Google anunciou no Twitter que irão continuar a trabalhar na interface, para já se mantendo como está.

Our experimenting will begin today. Over the coming weeks, while we test, some might not see favicons while some might see them in different placements as we look to bring a modern look to desktop….

— Google SearchLiaison (@searchliaison) 24 de janeiro de 2020

Favicons já existem na versão mobile

No ano passado, a Google trouxe os favicons na pesquisa mobile. De acordo com a empresa, o feedback foi positivo sobre a implementação de logotipos de imagens de empresas na pesquisa. Foi provavelmente devido a isso que a Google decidiu tentar também implementar o mesmo aspeto visual na versão Desktop.

favicons

Seja como for, o Google continua a ser o motor de busca mais utilizado do planeta. Se a Google tomar mais decisões que desagradem os utilizadores, os mesmos continuarão a utilizar o motor de busca.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.