Google Maps vai ter horários de autocarros no Porto em tempo real

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Não é propriamente arriscado dizer que, todos os dias, milhares e milhares de portugueses viajam de autocarro com a STCP. Posto isto, há boas notícias para quem utiliza este tipo de transporte público. Ao que tudo indica, até ao final do ano de 2024, o Google Maps vai ter a capacidade de atualizar os seus utilizadores, em tempo real, do horário a que cada autocarro da STCP passa.

Por enquanto, apenas conseguimos ter um "cheirinho" desta nova funcionalidade. Possivelmente, podes até já ter reparado, mas para os mais desatentos, os horários em tempo real já se encontram presentes em 8 paragens de autocarro em Portugal, todas elas abrangidas pelo projeto-piloto em questão, tal como dá conta o Público.

Como nos conta a sabedoria popular, é devagarinho que se vai ao longe e, neste caso, a condição mantém-se. Inicialmente são só 8 paragens, mas o objetivo, de acordo com a mesma fonte de informação, é chegar a 650 paragens.

A app da STCP também vai ter os horários em tempo real

Esta nova forma de monitorizar os horários dos autocarros tem sido alvo de destaque, pelo que a própria STCP fez alguns esclarecimentos sobre o tema. Para além do Google Maps, será possível ter acesso à hora concreta de chegada dos veículos noutras plataformas ainda não especificadas. Apesar de não se saber todos os sítios onde se pode consultar a informação, uma coisa é certa: a app da STCP também terá essas informações até ao final do ano.

O ano ainda vai no início, mas esta novidade deverá estar para breve. A STCP esclarece, ainda, que antes de avançar com os horários em tempo real, está a testar um novo SAEI (Sistema de Apoio à Exploração e Informação). De que se trata isso na prática? Trata-se, no fundo, de um sistema que facilita significativamente aquele que é o desenvolvimento que se pretende, no sistema atual.

O projeto-piloto já está em 8 zonas principais da cidade do Porto

STCP no Google Maps

Foto: Wikimedia Commons

Quem não ficou para trás foi a Câmara do Porto, que se mostra de "braços dados" com a referida implementação e o projeto-piloto já se encontra visível em 8 paragens de zonas nevrálgicas da cidade Invicta:

  • Praça D.João I
  • Praça Filipa de Lencastre
  • Campanhã
  • Boavista - Casa da Música
  • Fluvial
  • Sea Life Castelo do Queijo
  • Hospital São João
  • Universidade Católica

Por enquanto, o objetivo principal passa por expandir de 8 para 650 abrigos, no Porto, e posteriormente experimentar alargar para outros concelhos vizinhos.

Sobre o mesmo tema, e tal como refere o Público, a Lusa questionou a Área Metropolitana do Porto acerca de algo semelhante na rede Unir. À pergunta em questão, a agência de notícias não obteve resposta.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.