Já dizia o ditado: “em equipa que ganha, não se mexe”. Quem parece não concordar muito com a ideia é o Google Maps, já que está a experimentar um recurso que pode prejudicar a condução do utilizador.
Basicamente, está a aparecer no ecrã de muitos utilizadores um pop-up num formato que não estávamos habituados. É muito provável que não tenha aparecido na tua app ainda, já que é uma fase de teste, como destaca a Android Authority.
O pop-up cobre a metade inferior do ecrã e sugere alterações de rota
Como podes ver através da imagem acima, os utilizadores deparam-se com uma sugestão de desvio. A questão é que cobre a metade inferior do ecrã e isso pode gerar alguma confusão enquanto usas a app. Já para não falar que a sugestão nem sempre ajuda propriamente.
No exemplo dado em cima, com base numa publicação feita por Anthony Higman, consegues ver que aparece o “Royal Farms”. Trata-se de uma loja de conveniência que o próprio não solicitou, mas que, mesmo assim, foi destacada pelo Maps.
Tudo isto porque Higman passou pelo local. Na lógica do utilizador, a ferramenta não traz grandes melhorias. No fundo, são desvios de caminho que o Google Maps sugere e que podem não ter nada a ver com o que pretendes.
O Waze também já coloca anúncios na app
Se olhares com atenção para o canto superior esquerdo do pop-up, vês que diz “sponsored”, ou seja, é um conteúdo patrocinado. Isto significa que é uma nova forma da Google monetizar a sua aplicação de mapas, ainda que estejamos em período de testes.
Como refere a mesma fonte, quem já coloca anúncios há algum tempo é o Waze. Os relatos dos utilizadores variam, já que uns dizem que aparecia na parte de cima e outros que só aparecia quando estavas parado.
Resta esperar para ver o que a Google vai fazer ao certo. De qualquer maneira, tens sempre a opção de recusar a sugestão dada pelo Maps, se achares a mesma desnecessária.