Google Maps continua a receber melhorias inspiradas no Waze

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Esta é uma transição que já se arrasta há largos meses. Desde que o Waze foi comprado pela empresa de Mountain View, que se esperava ver as suas principais funcionalidades serem também implementadas no Google Maps, e é isso mesmo que tem acontecido.

Ainda que de uma forma muito vagarosa, temos visto serem implementadas no Google Maps muitas das funcionalidades que tornaram o Waze tão popular. Agora, com a mais recente atualização os utilizadores da App de navegação da Google vão ter mais uma opção quando precisam de relatar incidentes na estrada.

Ao que tudo indica, esta nova adição já está a ser disponibilizada globalmente (de forma faseada) para todos os utilizadores. Agora, vais poder reportar abrandamentos no trânsito, com o novo botão "slowdowns" ou "congestion". Esta nova adição vai conseguir ajudar ao mesmo tempo, os utilizadores e também a Google.

Google Maps vai conseguir avisar-te sobre engarrafamentos com mais antecedência

Já há muito tempo que é possível receber alertas sobre congestionamentos na estrada. O Google Maps conseguia apresentar este tipo de informação analisando a informação de todos os utilizadores na área. No entanto, este tipo de ação é extremamente complexa e demorava um tempo considerável até que a informação estivesse disponível.

Agora, com esta nova implementação, a recolha deste tipo de informação poderá ser feita de forma muito mais rápida e precisa. Desta forma, o Google Maps será capaz de realizar os avisos de forma muito mais rápida e com uma precisão muito mais alta.

Não foi há muito tempo que vimos chegar ao Google Maps a popular funcionalidade do Waze, que permite o relato de acidentes e presença de radares de velocidade na estrada. No entanto, até agora a versão do Maps é muito mais básica, sendo de esperar que sofra uma grande evolução durante os próximos tempos.

Por outro lado, continuo a pensar que seria uma excelente adição a esta funcionalidade o suporte para a Google Assistant. A ação de relatar incidentes enquanto estás a conduzir continua a ser uma fonte de distração. Certamente que a possibilidade de o fazer através de comandos de voz tornaria toda a experiência muito mais prática e segura.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps tem o jogo da cobrinha escondido! Aprende a jogar!
  • Google Chrome: Como desativar os Pop-ups dos websites de forma simples
  • Google Fotos corta ultimo cordão que o ligava ao Google+

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.