Google Maps diz-te quando será a melhor altura para fazeres a tua viagem

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps é, sem dúvida, um dos melhores - se não o melhor - serviço de GPS que podes encontrar num smartphone. O portefólio da Google é de tal maneira atualizado e correto que dificilmente este programa te irá mandar por caminhos que já não existem.

Vê também: Parece inevitável! Este será o Samsung Galaxy Note 8

Mas a coerência dos seus mapas é apenas um dos pontos fortes do Google Maps. Existem muitos outros pormenores que fazem deste programa um dos melhores no seu segmento. Ainda há uns dias o nosso Filipe Alves explicou-te como é que o Google Maps consegue saber o tráfico que vais encontrar no caminho para o teu destino.

Novidades para ao Google Maps

Mas hoje é tempo de ficares a conhecer uma nova funcionalidade de grande valor que foi recentemente adicionada. O Google Maps é agora capaz de te indiciar qual será a hora do dia na qual deverás apanhar menos trânsito no percurso que acabaste de definir. Por enquanto, esta nova funcionalidade só está disponível para os utilizadores Android.

Quando escolhes um trajeto nesta aplicação, ela da-te a conhecer a distância e o tempo médio que deverás demorar para o percorrer. Mais abaixo são ainda descritas as direções que terás de tomar para que possas chegar devidamente, e pelo caminho mais curto, ao teu destino.

Será então antes destas últimas que passará a ser apresentado um novo gráfico. Este irá mostrar-te o tempo que demorarás a fazer esse percurso, em diferentes horas do dia. A verde, amarelo ou vermelho, consoante o fluxo de trânsito existente, é-te mostrado o tempo que demorarás a fazer o teu percurso caso saias de casa naquele momento.

O Google Maps é agora capaz de prever as melhores horas para a realização do teu trajeto

Antes deste, és informado do tempo que terias demorado caso tivesses saído de casa meia hora mais cedo. De seguida, ficarás a saber o tempo que o Google Maps estima para as horas seguintes, sempre num intervalo de trinta minutos.

A forma como o Google Maps será capaz de chegar a estas informações deverá ser muito idêntica à explicada no artigo feito pelo Filipe relativamente ao trânsito. Claro que todos os tempos apresentados pelo serviço poderão sempre variar consoante várias variantes que poderás encontrar na estrada.

Esta é uma funcionalidade que certamente irá dar jeito a muitos para escolher a melhor hora para as suas viagens. É com adições como esta que o Google Maps se consegue distanciar da concorrência e ir melhorando cada vez mais a qualidade do seu serviço. Será que a concorrente Apple responderá com uma nova funcionalidade?

Outros assuntos relevantes:

Motorola Moto G5S Plus é revelado novamente e apresentação deverá estar para breve

Honor 9 – Smartphone disponível nas operadoras MEO, NOS e mais info’s!

Podcast: À conversa com Rui Bacelar – OnePlus, Sony e o futuro Mobile

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.