Google Maps está diferente! O design Material You chegou à app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O design Material You tem feito a sua jornada gradual e faseada até à maioria das aplicações e serviços Google. Independentemente do gosto de cada utilizador, certo é que este novo design veio para ficar, introduzido pelo Android 12 e presente agora no serviço Google Maps.

Com efeito, vemos a aplicação de navegação para Android a receber mais elementos visuais pautados por este design, após as primeiras alterações surgirem em setembro último. Agora, temos mais elementos com aspeto renovado a chegar à app Android.

O Google Maps para Android tem muitas novidades visuais

Desde setembro último que alguns utilizadores passaram a ter, por exemplo, um botão de navegação com formato circular, ao passo que outros têm o quadrado com cantos arredondados. Atualmente nos smartphones residentes, este formato de botão em quadrado de vértices arredondados é o mais comum.

Até ao momento, contudo, esta distribuição era errática, variando bastante entre utilizadores do mesmo país / área geográfica. A partir de hoje, contudo, como nos indica a publicação Android Police, a Google está a unificar o processo de atualização do Google Maps.

Assim sendo, veremos uma maior coesão visual nos elementos da aplicação Google Maps para Android. Aliás, as alterações também chegarão à aplicação para iOS de forma gradual e faseada. Estas alterações, na app iOS, foram primeiramente detetadas e sinalizadas através do canal de Telegram Google News.

As novidades chegam gradualmente à app para Android e iOS do Google Maps

Assim sendo, aconselhamos os leitores a manterem a aplicação do serviço Google Maps atualizada. Para tal, consultem a disponibilidade de novas versões através da Google Play Store, para Android, ou da App Store, para dispositivos móveis iOS.

Ao que tudo indica este é um esforço unificador com o intuito de tornar o design homogéneo e idêntico em ambas as plataformas móveis. Além disso, para os utilizadores isto significa uma interface ainda mais intuitiva e fácil de usar nesta aplicação.

Para já, vemos novidades na versão v11.5.4 do Google Maps para Android, na versão Beta (para testador). As mesmas novidades também chegarão de forma gradual e faseada à aplicação para iPhone (iOS).

Entretanto, também podem obter a mais recente versão da aplicação Google Maps (oficial), através do repositório APK Mirror.

Editores 4gnews recomendam:

  • Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition pode desiludir com este pormenor
  • Amazfit GTR 3 Pro e GTR 3: novos smartwatch chegam com bons preços à Amazon
  • Realme TV Stick: este é o preço do rival do Google Chromecast na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.