Google Maps já está a receber a desejada funcionalidade, podes esquecer o Waze!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Há alguns dias falámos nos testes de uma nova funcionalidade do Google Maps. Agora, é com satisfação que confirmamos que a desejada funcionalidade do Waze já está a chegar a todos os utilizadores. Agora, já vais poder reportar acidentes ou presença de radares de velocidade enquanto utilizas o Google Maps.

Esta é uma das funcionalidades que tornaram o Waze tão popular ao longo dos tempos. Permite aos utilizadores reportarem a presença de incidentes nas estradas, assim como presença de radares de velocidade/polícia. Embora a funcionalidade presente no Waze ofereça muito mais opções, julgo que nesta situação, quanto mais simples melhor.

Para reportares incidentes na estrada, apenas precisas de carregar no novo ícone de mensagem com o sinal 'mais', e selecionar se pretendes relatar um acidente ou radar de velocidade. O facto de oferecer apenas duas opções vai certamente evitar que ocorram demasiadas distrações.

Reportar incidentes no Google Maps começa finalmente a chegar a todos os utilizadores

No entanto, ainda que tudo indique que a funcionalidade já está a ser lançada para todos os utilizadores, está a ser disponibilizada remotamente. Ou seja, não terás de realizar qualquer atualização do Google Maps. A funcionalidade irá simplesmente 'aparecer' na aplicação. Por outro lado, será lançada de forma faseada, por isso poderá demorar algum tempo até que todos os utilizadores tenham acesso à funcionalidade.

Desde a segunda metade do ano passado que vimos o Google Maps receber cada vez mais funcionalidades do Waze. Esta poderá mesmo ter sido a última funcionalidade a fazer a transição, visto que a única que parece estar a faltar é mesmo o mostrador de velocidade em tempo real.

A partir de agora, quase que podes esquecer o Waze. Mas, é claro que para isso é necessário que os milhões de utilizadores do Google Maps comecem a utilizar estas funcionalidades frequentemente. Caso contrário, vai revelar-se como uma implementação pouco útil.

Considerando que ambas as aplicações pertencem à empresa de Mountain View, seria certamente interessante considerar a possibilidade de criar uma base de dados comum entre o Google Maps e Waze. Fazer com que os incidentes reportados no Waze, surgissem no Google Maps, e vice-versa.

Uma funcionalidade que julgo poder melhorar o Google Maps consideravelmente seria a implementação profunda de comandos de voz. Seja através da Google Assistant, ou não. Penso que é extremamente importante conseguir interagir com todas as funcionalidades com comandos de voz. Afinal de contas, sempre que realizamos uma tarefa no Google Maps enquanto estamos a conduzir, temos garantidamente alguns segundos de distração.

Editores 4gnews recomendam:

  • Controlar uma Android TV pelo Google Home já é uma realidade!
  • Patente da Google revela smartphone dobrável
  • Google Chrome para Android tem novo design nas multi-janelas

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.