Google Maps começa (finalmente) a mostrar velocidade em tempo real como no Waze

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde que a Google finalizou a compra do Waze, ficou responsável pelas duas mais populares aplicações de navegação. Como seria de esperar, a mais populares funcionalidades do Waze foram sendo implementadas gradualmente também no Google Maps.

Agora, surgem as primeiras indicações de que o Maps vai finalmente começar a apresentar a velocidade em tempo real, tal como acontece no Waze há muitos anos. Esta é uma funcionalidade extremamente útil, permitindo-te controlar não só as direções, mas também comparar imediatamente o limite de velocidade ao lado da velocidade a que viajas.

Nova funcionalidade ainda não chegou a todos os utilizadores

Esta é uma das funcionalidades que mais desejei ver chegar ao Maps, mas infelizmente parece que ainda não chegou a todos os utilizadores. Como acontece em diversas ocasiões, a funcionalidade está a ser disponibilizada de forma faseada, através dos servidores da Google.

Por isso, apenas precisas de garantir que tens a versão mais atual da aplicação, para que eventualmente acabes por ver aparecer a nova característica. Muito provavelmente, demorará apenas alguns dias para que a maioria dos utilizadores já consiga ver em tempo real a que velocidade estão a viajar.

Google Maps continua a ameaçar a longevidade do Waze

Ao longo dos últimos meses, foram implementadas no Maps praticamente todas as funcionalidades que tornavam o Waze tão especial. Os avisos de incidentes na estrada, presença de radares de velocidade, limites de velocidade e agora a informação de velocidade em tempo real, foram todas funcionalidades que migraram do Waze para o Maps.

Desta forma, é cada vez mais complicado justificar a utilização do Waze, visto que o Maps consegue oferecer uma experiência muito mais completa em praticamente todos os níveis. Além de ser uma excelente aplicação de navegação para quando estás a conduzir, ajuda-te a encontrar os melhores locais de interesse, informações sobre estabelecimentos comerciais e muito, muito mais.

Falta (provavelmente) apenas um detalhe para que o Waze deixe de ser necessário

Muito provavelmente o Waze não irá desaparecer, pelo menos durante os próximos anos. No entanto, parece-me que existe um possível acontecimento que levaria a que o Waze se tornasse obsoleto.

Desde o seu lançamento, que o seu grande ponto forte é a gigante comunidade que conseguiu desenvolver ao longo dos anos. Com milhões de utilizadores ativos todos os dias e dedicadas equipas de voluntários, a apresentação de informações acontece praticamente em tempo real.

A única forma do Google Maps conseguir tornar o Waze obsoleto é se conquistar a esmagadora maioria da comunidade que torna o Waze tão especial. No entanto, é muito improvável que isso venha a acontecer num futuro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps Vs Waze: Qual o melhor sistema de GPS para o telemóvel?
  • Google Maps agora ajuda-te a escolher o mais popular de cada restaurante
  • Google Maps: Avisos de radares começa a ficar ativo em Portugal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.