O Google Maps está a receber uma mão-cheia de novas funcionalidades que vão agradar aos utilizadores que andam de carro, a pé ou de bicicleta.
A aplicação vai disponibilizar vistas aéreas de 100 pontos de referência populares em todo o mundo, informação detalhada para ciclistas e ainda tem novidades na partilha de localização.
Google Maps com vistas aéreas de 100 pontos de referência mundiais
A Alphabet escolheu o blog do Google para anunciar uma nova série de recursos que a aplicação Google Maps está agora a receber. As novidades são muitas e vão ser úteis a todos aqueles que andam a pé, de carro e também de bicicleta.
De forma a disponibilizar um modelo digital melhorado de edifícios e ruas em todo o mundo, o Google Maps conta agora com vistas aéreas fotorrealistas de cerca de 100 pontos de referência mundiais. Aqui incluem-se pontos de interesse de Londres, Nova Iorque, Tóquio, Barcelona, entre outras cidades turísticas.
Este recurso representa a primeira fase para o lançamento de visualização imersiva que a gigante de pesquisas revelou no seu evento I/O que decorreu no passado mês de maio.
Na prática, a funcionalidade conjuga o modo Street View com as referidas imagens aéreas e ainda alguns "pozinhos" de visão computacional e Inteligência Virtual para disponibilizar um modelo digital de um mapa virtual.
Basta que os utilizadores pesquisem um ponto de referência no Google Maps, naveguem até à secção Fotos para ter acesso a uma vista aérea desse mesmo ponto. A empresa salienta que também fornece imagens de bairros, restaurantes, entre outros para uma experiência verdadeiramente imersiva.
Quem anda de bicicleta também tem novidades no Google Maps
A Google anunciou também recursos avançados para a navegação de ciclismo. Agora, o Google Maps vai fornecer informação mais detalhada sobre o percurso da viagem, como por exemplo tráfego de veículos pesados e aproximação de uma zona íngreme ou com escadas.
Por outro lado, também a partilha de localização tem novidades. A partir de agora é possível enviar e receber notificações de chegada e de partida de um determinado local, utilizando a partilha de localização.
Mas atenção as notificações só podem ser enviadas ou recebidas por alguém com quem o utilizador já tenha partilhado a sua localização e vice-versa.
Destaque-se ainda que a Google está a lançar, a nível global, os novos recursos, tanto para equipamentos Android como iOS.
Editores 4gnews recomendam: