Google Maps celebra 15 anos e comemora a data com várias novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps celebra, esta semana, 15 anos de existência. Ao longo de década e meia, este serviço tornou-se num poderoso aliado para quem viaja e até mesmo para conhecer novos restaurantes e outros locais.

Para celebrar este aniversário, a Google vai redesenhar o ícone do Maps e ainda reformular um pouco a interface da sua aplicação móvel. Começando pelo ícone, este está agora mais simples e colorido sobre a forma do clip que nos costuma mostrar os locais.

Aplicação do Google Maps facilita o acesso às informações mais importantes

Debruçando-nos agora sobre interface da aplicação do Google Maps, a gigante decidiu modificar as categorias que habitualmente encontramos na barra inferior. A partir de agora encontraremos as categorias Explorar, Viagens, Guardados, Contribuições e Atualizações.

As duas primeiras categorias são já bem conhecidas dos utilizadores e continuarão a brindar-nos com as informações que estamos habituados. No novo separador "Guardados" teremos um acesso mais rápido aos locais que já visitamos.

O separador "Contribuições" irá focar-se, principalmente, na veia comunitária que a aplicação tem ganho ultimamente. Partilhar e consultar informações sobre determinados locais nunca foi tão simples. Por fim, temos a categoria "Atualizações" que será um feed de informações para descobrir novos locais ou saber mais sobre empresas nas redondezas.

Com estas cinco categorias, a Google quer fazer sobressair muitas das novidades que o Maps tem recebido nos últimos tempos. Ao invés de as esconder nas definições da aplicação, estarão ali bem à vista de todos.

Todas as novidades aqui descritas começam hoje a chegar aos utilizadores Android e iOS. Deste lado, ainda não recebi a atualização, mas certamente será uma questão de tempo.

Mais novidades chegarão ao Google Maps em breve

Para março, a Google promete melhorias na partilha de informações de trânsito. Estes dados passarão a contemplar informações como a temperatura ambiente dos transportes ou acessibilidade para cadeiras de rodas.

O Google Maps irá ainda simplificar a forma como nos ilustra locais do nosso interesse. Em vez de usar o mapa 3D completo, a aplicação mostrará apenas uma simples fotografia do local.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps vai dar-te mais opções detalhadas dos locais! Entende
  • Google Maps: este homem enganou a aplicação com 99 smartphones
  • WhatsApp ganha mais do que o Dark Mode na nova versão!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.