Google Maps: agora podes usar emojis para marcar os teus sítios favoritos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Há algum tempo que o Google Maps permite que o utilizador crie listas de sítios para onde deseja ir e marque alguns dos seus locais favoritos no mapa. Para tornar essa identificação ainda mais fácil - e até divertida - uma nova atualização da aplicação agora permite marcar esses sítios com emojis (bem melhor do que um mapa cheio de pequenos alfinetes iguais).

No início deste mês, o Google Maps partilhou a novidade na sua conta da rede social X:

here's how to add emojis to your map: pic.twitter.com/GMhNdanavx

— Google Maps (@googlemaps) 6 de setembro de 2023

No post acima, é possível ler: “Agora podes personalizar seus sítios salvos com emojis para ajudar a encontrar seus locais favoritos com mais rapidez. Com que emoji estás mais animado para mapear?"

Os emojis que podem ser utilizados são os mesmo disponíveis para o envio de mensagens. Ou seja, não faltará opção para personalizar cada sítio na aplicação do Google Maps, aliado dos exploradores e salvador dos perdidos.

Como adicionar emojis à aplicação do Google Maps

Após partilhar a novidade, a conta do Google Maps no X disponibilizou um vídeo (acima) a explicar como adicionar os emojis ao mapa. E o passo a passo é o seguinte:

  1. Abra o Google Maps e vai à guia Guardado (na parte inferior do ecrã);
  2. Desloca um pouco a página para baixo até encontrar a opção "+Nova Lista";
  3. Cria uma nova lista de sítios ou edite uma já existente (Ex.: Ginásio, supermercado, cafés, etc);
  4. Escolha um emoji para a lista e adicione uma breve descrição

A partir daí, todos os sítios que forem marcados nesta mesma categoria, estarão visíveis no mapa com o emoji escolhido. É importante salientar que o utilizador precisa criar ou editar uma lista própria. O novo recurso não funciona para listas padrão que já existem no Google Maps, como Favoritos, Planos de Viagem, Quero Visitar, Etiquetados, etc.

Se o utilizador estiver a ver o mapa sem fazer zoom, apenas os emojis serão visíveis, mas já a indicar as categorias a que aqueles sítios pertencem. Ao fazer zoom e se aproximar de um sítio específico no mapa, a aplicação mostrará o emoji e o nome do local.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.