Google lança Lookout, a App que ajuda a ver quem não vê

Bruno Coelho
13 Março, 2019

Em 2018 a Google anunciou a nova App destinada a ajudar pessoas com dificuldades visuais. Chamada Lookout, esta aplicação usa inteligência artificial para identificar objetos através da câmara do smartphone.

A Lookout consegue também ler texto em sinais e placas, digitalizar códigos de barras e identificar moedas. Esta semana, a empresa de Mountain View anunciou que a aplicação está finalmente disponível para download. Contudo, para já, está apenas disponível para dispositivos Pixel nos Estados Unidos.

A Google tem vindo a “testar e melhorar a qualidade” dos resultados desde o anúncio da App, o ano passado. Aliás, a empresa adverte que, tal como qualquer nova tecnologia, os resultados da Lookout não serão sempre “100% perfeitos”. E os primeiros utilizadores serão bons ajudantes na sua melhoria.

Lookout mostra o mundo a quem não o consegue ver

Para usar a Lookout, a Google aconselha os utilizadores a colocar o smartphone ao pescoço ou no bolso da frente de uma camisa ou casaco. Dessa forma, a câmara fica com uma visão desobstruída do mundo. Pronta a identificar objetos e texto “em situações onde as pessoas normalmente pediriam ajuda”.

Google Pixel Lookout App

Para já não se sabe quando esta aplicação irá além dos Google Pixel. Contudo, a empresa diz esperar trazer a Lookout a “mais dispositivos, países e plataformas em breve”. Espera-se que a Google o faça, até porque existem vários mercados sem o Pixel, e em todo o lado existem pessoas que agradeceriam uma App destas.

Seeing AI é uma aplicação do género, lançada em 2017 pela Microsoft

No que toca a este tipo de aplicações, a Google não é propriamente pioneira. Em 2017, a Microsoft lançou uma App chamada Seeing AI. O funcionamento é muito semelhante, e esta semana a empresa de Redmond anunciou um update que permite aos utilizadores sentir a forma dos objetos através ecrãs dos seus smartphones.

Google Pixel Lookout App

A Seeing AI apenas está disponível para iOS nos Estados Unidos. Contudo, no futuro esperamos ver a Google a ter a ousadia de lançar a sua Lookout globalmente. Seria uma grande ajuda para tornar pessoas com este tipo de dificuldades em cidadãos mais autónomos.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.

Mais na 4gnews

Google apresenta Stadia: Não é uma consola, é algo bem maior!
Reparar o ecrã do Galaxy S10 custa quase tanto como comprar um novo
Free Fire: 6 curiosidades do jogo mais popular da Google Play Store
Vídeo de hands on do Galaxy Fold mostra vinco no ecrã
Vivo X27 e X27 Pro foram lançados e têm ecrãs fantásticos
Google Fotos recebe nova atualização que melhora o 'Dark Mode' no Android Q

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos