Google lança tecnologia que poderá permitir jogar qualquer jogo num browser

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acaba de anunciar uma nova tecnologia que denominou WebGPU. Trata-se de uma nova API para browsers que permitirá a estes tirar maior proveito da placa gráfica instalada no teu computador, trazendo grande potencial para o segmento gaming.

Graças à WebGPU, qualquer browser conseguirá alcançar novos níveis de desempenho graças à capacidade de utilizar mais recursos de qualquer placa gráfica. Será este o primeiro passo para podermos jogar títulos AAA diretamente no browser?

WebGPU é a tecnologia da Google que dará ainda mais potencial ao teu browser

Atualmente, poucos consideram impraticável jogar os principais títulos AAA apenas com um navegador de internet. Ainda é cedo para afirmar se algum dia tal passará a ser concretizável, mas a nova tecnologia apresentada pela Google pode ser o primeiro passo para isso.

Google gaming

A WebGPU já está disponível na versão beta 113 do Google Chrome e, em breve, será também disponibilizada para outras plataformas. Isto quer dizer que as inovações trazidas pela WebGPU não se limitarão ao browser da Google.

A Google descreve a WebGPU da seguinte forma: "WebGPU é uma nova API de gráficos da web que oferece benefícios significativos, como carga de trabalho de JavaScript bastante reduzida para gráficos e melhorias três vezes superiores nas inferências do modelo de machine learning".

Esta tecnologia pretende oferecer aos programadores novas e mais simples ferramentas para implementar soluções baseadas na web com maior dependência de GPU. Algo que não terá de ser limitada ao segmento gaming.

Existem muitas mais tarefas com grande dependência de processamento gráfico que não atingem o seu verdadeiro potencial nas soluções baseadas no browser. Algo que poderá ser colmatado com a implementação da WebGPU.

Esta poderá ser também a porta de entrada para jogos ainda mais potentes nas plataformas web. Poderá potenciar o desenvolvimento de novos títulos a pensar especificamente nesta plataforma ou permitir a portabilidade de jogos atuais para a web.

Ainda é cedo para aferir com todas as vantagens que a WebGPU poderá trazer ao panorama web. A própria Google ainda não divulgou todo o potencial da sua nova tecnologia, afirmando que futuras atualizações trarão ainda mais potencial.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.