Google lança nova funcionalidade útil para a pesquisa em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google prepara-se para dar mais informação de contexto sobre as pesquisas que fazemos na Internet. Segundo a própria gigante norte-americana, os resultados da Pesquisa Google em Portugal ficarão mais ricos, com contexto adicional sobre os resultados.

O objetivo passa por dotar o utilizador de mais informação relacionada com os resultados de pesquisa que lhe são apresentados após uma pesquisa no motor de busca Google.

Algo que, aliás, tem paralelo na informação contextual apresentada na rede social Facebook com mais dados sobre as páginas e perfis apresentados, por exemplo.

Mais informação de contexto sobre as pesquisas que fazemos no Google

Google

Segundo a própria Google, quando fazemos uma pesquisa no Google, encontramos, provavelmente, resultados provenientes de fontes com as quais estamos familiarizados. Ou seja, aqui falamos de websites de grandes retalhistas, websites de notícias nacionais e muito mais.

Porém, haverá também muita informação excelente e serviços disponíveis em websites com que pode nunca ter tido antes qualquer contacto nas pesquisas Google. Embora o utilizador possa usar sempre o Google para fazer uma pesquisa adicional sobre estes websites, o motor de busca prepara agora uma boa novidade para Portugal.

Mais informações úteis sem ter que fazer outra pesquisa Google

Pesquisa Google

De acordo com a publicação no blog oficial, "(...) estamos a trabalhar numa nova forma de fornecer informações úteis sem o utilizador ter de fazer outra pesquisa. Nas próximas semanas, iremos começar a disponibilizar a nova funcionalidade Sobre este resultado para pesquisas em português".

Ainda de acordo com a tecnológica norte-americana, estes cartões de informação contextual também estarão disponíveis em mais idiomas. A saber: francês, italiano, holandês, alemão, espanhol na Europa e, em breve, em mais idiomas.

Informação adicional para uma decisão mais informada sobre os Websites

Google

Assim, ao se fazermos uma pesquisa, ao lado da maioria dos resultados no Google, irá começar a aparecer um ícone no qual o utilizador poderá clicar (GIF acima). Isto para saber mais sobre o resultado ou funcionalidade e de onde provém essa informação.

Desse modo, com este contexto adicional, o utilizador poderá tomar uma decisão mais informada sobre os websites que poderá querer visitar e quais os resultados que serão mais úteis para si.

Na prática, ao clicar nos três pontos que aparecem em qualquer resultado de pesquisa, o utilizador poderá aí saber mais sobre essa página.

Podemos aprofundar e saber mais sobre a fonte da informação

Sintetizando, a nova funcionalidade para a pesquisa Google em Portugal permitirá:

  • Ver mais informações sobre a fonte: Além de ver uma descrição da fonte da Wikipédia, também poderá ler o que o website diz sobre si próprio nas suas próprias palavras, quando essa informação estiver disponível.
  • Descobrir o que outras pessoas na web disseram sobre um website: Ler o que outras pessoas na web escreveram sobre um website – notícias, críticas e outros contextos úteis – pode ajudar os utilizadores a avaliarem melhor as fontes.
  • Saber mais sobre o tópico: Na seção “Sobre o tema”, o utilizador pode encontrar informações como as principais notícias ou resultados sobre o mesmo tema de outras fontes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.