A Google lançou uma ferramenta própria de Inteligência Artificial (IA) para a geração de imagens: o ImageFX. A IA foi desenvolvida com o Imagen 2, tecnologia que também irá potencializar os novos recursos de geração de imagens da IA do Google Bard.
O ImageFX aposta em "chips de expressão" para se diferenciar
Mesmo após adicionar as novas funcionalidades de geração de imagem de IA ao Google Bard, a Google decidiu lançar uma ferramenta autónoma para criar imagens a partir de prompts de texto.
O ImageFX chega a um mercado já caracterizado por várias outras plataformas de IA generativa de imagens, como o Midjourney, o Stable Diffusion, o Copilot, o DALL-E, a IA do Canva Pro, entre outros. Para se diferenciar, a nova tecnologia conta com “chips de expressão”.
Isso significa que o ImageFX será capaz de explorar de forma mais rápida outras variações da ideia original enviada pelo utilizador, escolhendo entre estilos realista, desenho à mão, abstrato, impressionista, entre outros.
Além disso, o Imagen 2, que fornece a nova IA, é alimentado pelos mais recentes avanços de texto para imagem do Google DeepMind por meio de um modelo baseado em difusão.
Para transparência, todas as imagens geradas possuem uma SynthID, uma marca d'água digital adicionada diretamente nos pixels da imagem, e metadados IPTC.
Parte do AI Test Kitchen do Google, o ImageFX está disponível para os utilizadores dos Estados Unidos, Quénia, Nova Zelândia e Austrália.