Google Fotos vai permitir etiquetas faciais nas fotografias! Entende como

António Guimarães
Comentar

Quando se separou do Google+ em 2015, o Google Fotos ficou sem uma funcionalidade útil: identificação ou "tags" por reconhecimento facial. Esta função permite organizar as fotografias por etiquetas associadas a pessoas e está de volta à plataforma da Google.

Contudo, até agora a função está bastante limitada de acordo com o Android Police. Não é possível abrir simplesmente uma fotografia e começar a identificar amigos ou familiares. O Google precisa de analisar a imagem com o seu algoritmo e identificar as características faciais.

Escusado será dizer que o algoritmo está longe de ser perfeito e por vezes não reconhece as pessoas. Nas fotografias onde funciona, é possível então adicionar e editar as etiquetas. A função está disponível deslizando para cima nas fotos ou acedendo às definições da mesma. A novidade está a chegar lentamente a todos os utilizadores.

google tags
Interface das etiquetas faciais do Google Fotos

Google Fotos tem vindo a implementar novidades

Se são melhorias ou não, é subjetivo mas a Google tem vindo a adicionar funções novas à app Fotos. Além das etiquetas faciais, a empresa adicionou recentemente as Memórias. Esta função utiliza um layout similar ao Stories do Instagram para mostrar fotos mais antigas aos utilizadores.

Assim sendo, em vez de notificar o utilizador para recordar o dia X, o Memórias aparecerá no topo, permitindo ao utilizador decidir se quer ver as fotografias com 1 ano ou mais de antiguidade. Contudo, é possível esconder certos períodos de tempo ou pessoas. Caso o utilizador queira, pode ainda desativar a função de todo.

Google Fotos continua a ser a app de galeria por definição nos equipamentos com Android puro de origem. Fabricantes como Huawei e Samsung optam por ter a sua própria galeria mas o Google Fotos vem sempre pré-instalado.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.