Quando se separou do Google+ em 2015, o Google Fotos ficou sem uma funcionalidade útil: identificação ou "tags" por reconhecimento facial. Esta função permite organizar as fotografias por etiquetas associadas a pessoas e está de volta à plataforma da Google.
Contudo, até agora a função está bastante limitada de acordo com o Android Police. Não é possível abrir simplesmente uma fotografia e começar a identificar amigos ou familiares. O Google precisa de analisar a imagem com o seu algoritmo e identificar as características faciais.
Escusado será dizer que o algoritmo está longe de ser perfeito e por vezes não reconhece as pessoas. Nas fotografias onde funciona, é possível então adicionar e editar as etiquetas. A função está disponível deslizando para cima nas fotos ou acedendo às definições da mesma. A novidade está a chegar lentamente a todos os utilizadores.
Google Fotos tem vindo a implementar novidades
Se são melhorias ou não, é subjetivo mas a Google tem vindo a adicionar funções novas à app Fotos. Além das etiquetas faciais, a empresa adicionou recentemente as Memórias. Esta função utiliza um layout similar ao Stories do Instagram para mostrar fotos mais antigas aos utilizadores.
Assim sendo, em vez de notificar o utilizador para recordar o dia X, o Memórias aparecerá no topo, permitindo ao utilizador decidir se quer ver as fotografias com 1 ano ou mais de antiguidade. Contudo, é possível esconder certos períodos de tempo ou pessoas. Caso o utilizador queira, pode ainda desativar a função de todo.
Google Fotos continua a ser a app de galeria por definição nos equipamentos com Android puro de origem. Fabricantes como Huawei e Samsung optam por ter a sua própria galeria mas o Google Fotos vem sempre pré-instalado.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung vai desistir da sua tecnologia de desbloqueio no ecrã. Entende porquê
- Facebook e Messenger copiam funcionalidade do Instagram: conhece-a
- Sony quer que câmaras dos smartphones 'apanhem' as DSLRs