Google Fotos vai copiar 'à descarada' o Instagram e o Facebook. Descobre como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google na sua aplicação Google Fotos está a enviar uma nova funcionalidade, que será familiar a muitos utilizadores. Chama-se 'Memories' e relembra os utilizadores de fotografias tiradas há 1 ou 2 anos por exemplo.

No entanto a interface da funcionalidade é praticamente igual aos Instagram ou Facebook Stories. Tens os círculos em cima que ao tocar mostram-te as fotografias de um dia ou ano em questão, com temporizador e possibilidade de avançares ou retrocederes. É um 'Google Stories' sem tirar nem pôr.

O diretor do Google Fotos, Shimrit Ben-Yair, admitiu que a função pode ser familiar das redes sociais mas é algo mais pessoal, diretamente das memórias do utilizador. É essencialmente as Stories do Instagram e Facebook mas para a tua biblioteca de fotos.

Memories é o 'Redescobre este dia' mas noutro formato

Se utilizas o Google Fotos com alguma regularidade, certamente já deves ter recebido uma ou mais notificações a dizer "redescobre as memórias deste dia" ou algo parecido. Normalmente são mostradas fotografias com um ano ou mais.

Assim sendo, parece que a Google irá substituir essa função com o novo 'Memories'. Ben-Yair acrescentou que utilizadores poderão personalizar de forma detalhada o que aparece nas Memories. Caso existam memórias ou fotografias indesejadas, será possível escolher os períodos de tempo que aparecem nas Memories.

Google Fotos vai ter um sistema de mensagens privadas

Para facilitar a partilha de fotografias e conteúdo entre pessoas de confiança (amigos ou família), a Google vai lançar também um sistema de partilha por mensagens. Desta forma, poderás manter um separador com uma conversa contínua onde ambas as partes partilham fotografias.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pesquisa e Assistant começam a receber Dark Mode
  • Google Play Store vai (finalmente) mudar a forma de como fazes reviews nas aplicações!
  • Android 10: como ter acesso à percentagem de bateria novamente
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.