Google Fotos - Selecionar texto presente numa imagem já é possível com o Lens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já alguma vez deste por ti a tentar selecionar o texto presente numa imagem? Quantas vezes não seria isso útil? Enviar uma direção, um contacto, um simples número escrito num cartão de contacto a que tiraste uma foto. Pois bem, o Google Fotos permitirá isso mesmo. Como? Através da "magia" do Google Lens.

Vê ainda: d temporariamente gratuitos

Depois da sua integração na Assistant no início da semana, o serviço Google Lens ganha agora um lugar cativo dentro de outra popular App e serviço da gigante tecnológica. Refiro-me ao serviço de armazenamento e partilha de fotos e vídeos, o Google Fotos. Sim, o serviço baseado na cloud onde podes guardar toda e qualquer imagem. Com ou sem texto presente nas mesmas.

Selecionar o texto de uma imagem no Google Fotos será possível com a nova versão

Assim que receberes esta atualização para o serviço Google Fotos, nomeadamente para a versão 3.10 da aplicação móvel, poderás selecionar o texto presente em algumas imagens.

O serviço Lens conseguirá reconhecer quando, em algumas imagens, está presente algum tipo de texto. Algo bem útil quando queres, por exemplo, partilhar um endereço, contacto ou morada.

Na versão móvel, na aplicação do Google Fotos para dispositivos móveis terás também uma nova barra de navegação, mais clara e de acordo com a filosofia de design do Android Oreo e todo o "Material Design".

Esta atualização permitirá que, durante a partilha de uma imagem ou foto capturada para outra aplicação, possas exportar separadamente o texto reconhecido. Sem dúvida uma mais valia para este serviço de armazenamento de foto e vídeo.

Ao ativares a função Lens terás também uma nova aba de seleção de texto. Tal como o nome sugere, lá será apresentado o texto reconhecido na imagem. Poderás em seguida copiar as informações, procurares mais informações sobre o texto reconhecido na Web ou em qualquer outra App.

Por último, estas novidades chegarão com a versão 3.10 do Google Fotos e se ainda não recebeste a atualização tem calma, estas são distribuídas de forma gradual e faseada.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 representa a grande ambição da Samsung

d

T – Aproveita o desconto e compra um por 430€ (promocode limitado)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.