Google Fotos vê removida a útil 'vista por ano'

Bruno Coelho

O Google Fotos matou uma das suas mais adoradas características. A vista por ano (ou anual) compactava um mês em apenas 28 fotografias. Em três rondas de pequenas miniaturas conseguias pesquisar por um ano da tua biblioteca. Contudo, a versão 4.11 deixou de contar com a funcionalidade.

O Google Fotos oferece-te várias opções de visualização. Em primeiro lugar, tens a vista confortável, que oferece uma visão bem alargada, onde vês duas colunas. Além disso, tens também a ‘vista por dia’ e ‘vista por mês’, concebidas para facilitar o processo de pesquisa. E existia a ‘vista por ano’, que facilitava a vida de muita gente.

google fotos vista por ano
Imagem: Android Police

Quem tem uma longa biblioteca no Google Fotos, certamente já usou em tempos esta característica. Disponível até à versão 4.10, continua indisponível na 4.14 que estou a usar neste momento. Ou seja, não há sinais de que esta vá regressar.

A funcionalidade continua disponível para iOS

Nos vários fóruns de suporte da Google é nítido o descontentamento da comunidade. A funcionalidade desapareceu da versão para Android e també da versão web. Contudo, continua disponível para quem tem um dispositivo com iOS.

google fotos vista por ano
Imagem: Android Police

Não é novidade a Google mexer em algo que está bem. Como em muitas das suas apps, a empresa de Mountain View vai adicionando e retirando características. Contudo, a remoção da ‘vista por ano’ parece ter sido um tiro ao lado por parte da gigante tecnológica.

google fotos vista por ano

Simplicidade e facilidade de uso são funções que caracterizam o Google Fotos. Retirar uma função como esta vai contra os padrões de uma aplicação que muita gente usa há vários anos (como é o meu caso). Perante o descontentamento da comunidade, pode ser que a Google volte atrás.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.