Praticamente desde que foi lançado, o Google Fotos estabeleceu-se como a principal referência no que respeita à organização e armazenamento de fotografias e vídeo na cloud (online). A sua popularidade tem crescido de "mãos dadas" com o número de funcionalidades que vai recebendo, tendo observado um salto de gigante quando passaram a oferecer armazenamento grátis para todos os utilizadores.
Agora, a Google implementou uma nova funcionalidade com a última atualização, adicionando uma nova secção de crowdsource, onde pede ajuda aos seus utilizadores para melhorar a sua ferramenta de machine learning. Basicamente, esta nova secção pede-te que respondas algumas perguntas-chave sobre as tuas fotos, para que todo o sistema consiga evoluir ainda mais.
Como podes ajudar o Google Fotos a ficar ainda melhor
- Carrega na barra de pesquisa
- No fundo da página vais encontrar um novo botão "Help improve Google Photos"
- Segue as indicações nas próximas duas páginas
- Descreve os elementos mais importantes em cada uma das fotos
- Continua a ajudar em um dos 4 grupos apresentados:
- Compreender as suas fotos
- Preferência de impressão
- Concebido para si
- Fotos de festividades
Nesta última opção, vais poder continuar a ajudar a melhorar o serviço, respondendo a diferentes perguntas sobre as tuas fotos. Estas, vão ser focadas em serviços específicos. Por exemplo, na secção "Concebido para si" vais poder melhorar a criação automática de colagens e animações. Já na "Fotos de festividades", vais estar a contribuir na criação de álbuns automáticos para ocasiões especiais.
Melhorias no Google Fotos não serão imediatas
A Google realça que, as melhorias não serão imediatamente visíveis, mas prometem que o Google Fotos vai apresentar, ao longo do tempo, grandes melhorias em todas as suas funcionalidades automáticas.
Ainda que esta seja uma adição bastante interessante, que poderá realmente ajudar o Google Fotos saltar para um patamar mais elevado, poderá acabar por ser um verdadeiro flop. Para que seja um sucesso, é preciso que muitos (mesmo muitos) utilizadores decidam utilizar a nova ferramenta, e estejam dispostos a perder preciosos minutos do seu dia.
Além disso, o novo botão não está posicionado num sítio propriamente visível, tornando muito difícil que a grande maioria dos utilizadores o vejam.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Maps vai precisar da tua ajuda para melhorar o Street View! Sabe como
- iPhone 12 já suporta HDR no YouTube. Vê se o teu smartphone está na lista
- Pesquisa Google: empresa mostra-nos como é que funciona neste vídeo