Google Fotos vai deixar-te organizar ainda melhor as tuas fotos. Descobre como

Bruno Coelho
Comentar

O líder de produto do Google Fotos – David Lieb, usou ontem o Twitter para pedir feedback sobre o que falta na aplicação. Durante uma conversa de várias horas, a funcionalidade a que foi dado mais relevo foi o facto de se poder identificar uma cara manualmente no futuro.

Hi Twitter! It's no-meetings week at @googlephotos and I've got a couple hours free. Tell me what you want to see next from Google Photos! New features, bug fixes, performance improvements, you name it. (No promises but very open minds!)

— David Lieb (@dflieb) 2 de julho de 2019

Neste momento apenas é possível remover uma identificação, não sendo possível adicionar fotos a uma “cara” se o Fotos ainda não a tiver guardada. Algo simples, e que também chegará em breve é a possibilidade de pesquisar por fotografias recentemente carregadas. Já possível fazê-lo na web, mas em breve chegará ao mobile.

Esta funcionalidade é particularmente interessante quando carregamos uma fotografia, e a queremos editar, mas esta já tem uns anos. Com este parâmetro de pesquisa, esta vai aparecer sem grande esforço.

Um apanhado do que vai chegar em breve ao Google Fotos

  • Identificar uma cara manualmente;
  • Pesquisar fotografias recentemente carregadas;
  • Editar marcas temporais (no Android);
  • Apagar fotografias a partir de um álbum;
  • "Tornar favorito" algo num álbum partilhado;
  • Partilhar fotos do animal de estimação na biblioteca de "parceiros".

Editar marcas temporais vai ser possível no Android em breve

Algo que já existe na versão web há 3 anos e em iOS, é a possibilidade de editar marcas temporais. Ficou garantido por Lieb que esta será uma funcionalidade a adicionar em breve no Android.

A equipa do Google Fotos está também a trabalhar na possibilidade de apagar fotografias da biblioteca quando navegamos num álbum. Já é possível fazê-lo na versão web, e segundo Lieb tal está a ser trabalhado para mobile. O mesmo acontece com “tornar favorito” algo num álbum partilhado.

Estas são duas funcionalidades que precisam de ser implementadas, já que mostrariam mais unidade na plataforma. As opções são diferentes quando abrimos uma fotografia na biblioteca ou num álbum (ou álbum partilhado), pelo que a interface deve ser a mesma.

Algo que passará a estar disponível no futuro é a partilha de fotografias de animais de estimação na biblioteca de "parceiros". Assim poderás enviar automaticamente as fotografias do teu cão/gato para a tua namorada/namorado.

Não foi confirmado por David Lieb quando estas funcionalidades chegarão ao serviço. No entanto, a conversa de horas com os utilizadores serviu para se dar conta de possíveis erros, e ficarmos a par de funções que estão a ser trabalhadas. Mais programadores deveriam falar assim abertamente com os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.