Google está a introduzir 5 funções incríveis no YouTube

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google está a fazer chegar à aplicação YouTube para dispositivos móveis um total de cinco novas funções e gestos para navegar na plataforma de vídeo. Entre as novidades estão algumas das melhorias mais pedidas pelos utilizadores, segundo a própria.

As novidades foram reveladas pela Google no seu blog oficial, estando a chegar gradualmente às aplicações para dispositivos móveis Android e iOS. Note-se que as atualizações são gradualmente distribuídas através da PlayStore e App Store.

1. Gestos para ativar o modo de ecrã inteiro no YouTube

Assim que a atualização chegar aos nossos dispositivos, será possível entrar e sair do modo de ecrã completo / cheio com mais simplicidade. Bastará deslizar para cima (swipe up) num qualquer vídeo que esteja em reprodução no YouTube.

Quando este gesto é feito, o vídeo rodará e passará a ser apresentado em ecrã completa, tal como é ilustrado acima. Para minimizar o vídeo na app bastará fazer o gesto inverso, portanto um deslize para baixo (swipe down).

2. Ativar as legendas ficou mais fácil

Ao passo que até agora o botão de ativar as legendas no YouTube estava escondido nas definições do vídeo, ou melhor, no menu colapsável na reprodução do conteúdo, agora será mais simples ativar esta ferramenta útil dentro da plataforma.

Agora a opção de Ativar Legendas está visível diretamente no menu das opções, sendo mais fácil chegar a esta opção e tirar proveito da mesma. Além disso, temos um design mais cuidado que melhora a navegação dá mais destaque a este ponto.

3. Folheia os capítulos do vídeo no YouTube

Algo já introduzido na versão para computadores (versão desktop) do YouTube é a opção de organizar os vídeos em capítulos, ou Video Chapters como estipula a própria Google. Isto mostra-nos todos os capítulos ou secções do vídeo em questão.

Para facilitar este processo é apresentada uma imagem de destaque ou thumbnail do vídeo em atualização constante à medida que arrastamos o cursos. Desse modo, o utilizador pode encontrar mais rapidamente o conteúdo que procura.

4. Melhorias para navegação na app YouTube

Entre as novidades de menor calibre, mais ainda assim bem-vindas temos mais atenção dada à experiência de navegação dentro da app do YouTube. Agora teremos sugestões apresentadas pela app para, por exemplo, rodar o telefone e ver o conteúdo em ecrã cheio, ou experimentar o conteúdo no modo VR e explorar a realidade virtual.

5. Design mais uniforme na app para Android e iOS

Por fim, a Google destaca as alterações feitas em toda a interface gráfica da aplicação. São pequenas mudanças em diversos aspetos, animações e transições entre janelas e menus a serem apresentadas no YouTube.

Um exemplo disso mesmo é o novo aspeto do player e respetivos botões, com um design melhorado e mais cuidado enquanto está a ser reproduzido um vídeo.

A Google deu a saber que grande parte destas novidades chegarão também à versão desktop (para computadores) e que mais melhorias estão a ser ultimadas e em breve chegarão à plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esquece o OnePlus Nord! Este smartphone OnePlus é a melhor compra
  • PS5 Digital Edition: 3 razões para comprar a consola mais barata!
  • Xiaomi Redmi K30S é oficial! Eis o que muda face ao Mi 10T
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.