O Adblock é uma conhecida extensão de browsers como Google Chrome e Firefox que, como o nome indica bloqueia anúncios agressivamente. Embora a ética por trás desta ferramenta seja discutível, é útil para nos protegermos dos pop-ups e anúncios irritantes que muitas vezes escondem malwares e outras "maleitas".
Infelizmente, não existe realmente um filtro de anúncios o que significa que a utilização do Adblock leva a que sites de conteúdo variado não sejam remunerados.
Isto leva-nos ao assunto desta notícia: a Google recentemente eliminou um plug-in para o navegador móvel da Samsung chamado Adblock Fast. Esta extensão foi desenvolvida com o consentimento da Samsung pois a empresa coreana agora permite a terceiros o desenvolvimento de aplicações de bloqueio de conteúdo para aplicações pré-instaladas nos dispositivos Samsung.
Desde a remoção do Adblock Fast, surgiram outras duas extensões com a mesma função que se mantém intocadas, até agora. Das duas uma, a Google ainda não os "apanhou" ou nenhuma dessas extensões violam as políticas da empresa como o Adblock Fast fez.
Seja como for isto coloca alguma tensão nas relações Google/Samsung, ambas empresas parceiras em vários aspectos. Na minha opinião ferramentas de remoção de anúncios devem ser destinadas apenas a eliminar anúncios falsos e maliciosos. Felizmente existe a opção de escolher os sites que bloqueamos.
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