Google e Samsung planeiam unificar serviços de partilha de ficheiros

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Google e a Samsung estão a ponderar unificar os seus serviços de partilha de ficheiros, Nearby Share e Quick Share. Esta mudança pode significar um avanço importante no universo Android para os utilizadores.

Os utilizadores de smartphones Android têm à disposição o Nearby Share, à data. É uma aplicação de partilha de ficheiros da Google presente em todos os dispositivos com aplicações Google. Por outro lado, os detentores de um dispositivo Galaxy da Samsung contam com o Quick Share. Este é um serviço exclusivo da marca. Este cenário pode mudar brevemente.

Recentemente, Kamila Wojciechowska, uma programadora e especialista em fugas de informação dos Pixel, debruçou-se sobre a nova versão da aplicação Google Play Services (versão 23.50.13). Aí descobriu indícios de que a Google poderá mudar o nome do Nearby Share para Quick Share. Este indício aponta para uma possível fusão ou interoperabilidade entre os dois serviços.

💦It seems like Google's renaming Nearby Share to... Quick Share, which is also the name for the Samsung's file sharing solution? uhhhhhToday I received a GMS update to the version 23.50.13 and, soon after that, the notification from the screenshot above. The update as well as… pic.twitter.com/RkobYEMIw4

— kamila 🌸🏳️‍⚧️ (@Za_Raczke) 22 de dezembro de 2023

Partilha de ficheiros entre dispositivos Android será facilitada

Se esta fusão se concretizar, os utilizadores de Samsung deixarão de ter de escolher entre o Nearby Share e o Quick Share. Passam a ter à disposição uma solução unificada. Isto facilitará a partilha de ficheiros entre dispositivos Samsung e outros dispositivos Android.

Embora ainda não exista uma confirmação oficial sobre esta fusão, as evidências apontam nessa direção. Caso se confirme, é possível que o anúncio oficial seja feito num dos próximos grandes eventos, como a CES 2024 ou o Galaxy Unpacked previsto para janeiro.

Esta potencial fusão representa uma simplificação na partilha de ficheiros entre diferentes dispositivos Android e uma demonstração de colaboração entre duas gigantes do mercado tecnológico. A Google e a Samsung têm mostrado que cada vez mais remam para o mesmo lado e quem ganha com isso são os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.