A Google e a Samsung estão a ponderar unificar os seus serviços de partilha de ficheiros, Nearby Share e Quick Share. Esta mudança pode significar um avanço importante no universo Android para os utilizadores.
Os utilizadores de smartphones Android têm à disposição o Nearby Share, à data. É uma aplicação de partilha de ficheiros da Google presente em todos os dispositivos com aplicações Google. Por outro lado, os detentores de um dispositivo Galaxy da Samsung contam com o Quick Share. Este é um serviço exclusivo da marca. Este cenário pode mudar brevemente.
Recentemente, Kamila Wojciechowska, uma programadora e especialista em fugas de informação dos Pixel, debruçou-se sobre a nova versão da aplicação Google Play Services (versão 23.50.13). Aí descobriu indícios de que a Google poderá mudar o nome do Nearby Share para Quick Share. Este indício aponta para uma possível fusão ou interoperabilidade entre os dois serviços.
Partilha de ficheiros entre dispositivos Android será facilitada
Se esta fusão se concretizar, os utilizadores de Samsung deixarão de ter de escolher entre o Nearby Share e o Quick Share. Passam a ter à disposição uma solução unificada. Isto facilitará a partilha de ficheiros entre dispositivos Samsung e outros dispositivos Android.
Embora ainda não exista uma confirmação oficial sobre esta fusão, as evidências apontam nessa direção. Caso se confirme, é possível que o anúncio oficial seja feito num dos próximos grandes eventos, como a CES 2024 ou o Galaxy Unpacked previsto para janeiro.
Esta potencial fusão representa uma simplificação na partilha de ficheiros entre diferentes dispositivos Android e uma demonstração de colaboração entre duas gigantes do mercado tecnológico. A Google e a Samsung têm mostrado que cada vez mais remam para o mesmo lado e quem ganha com isso são os utilizadores.
Editores 4gnews recomendam: