Google e Facebook aliam-se contra as regras de privacidade da Apple

Mónica Marques
Comentar

Ao que tudo indica, Google e Facebook concertaram esforços para contornar as regras de privacidade da Apple.

Agora foram revelados mais pormenores de uma ação judicial contra a Google, na qual a empresa já era acusada de cooperar com o Facebook no negócio da publicidade online.

Alegadamente, Google e Facebook já tinham um acordo sobre a publicidade online

Tudo começou em dezembro de 2020, com uma ação judicial movida por um grupo de procuradores-gerais norte-americanos em que estes acusavam a Google e o Facebook de terem chegado a um acordo sobre o negócio da publicidade online, desrespeitando assim as leis antitrust – combate à prática de monopólio do mercado.

Agora foram conhecidos mais pormenores desta ação através de uma atualização da queixa registada. Ao que tudo indica, a Google e o Facebook terão também unido esforços no sentido de contornar a política de privacidade da Apple.

Na referida queixa, os autores alegam que a Google e o Facebook "têm trabalhado juntos para melhorar a capacidade da rede social reconhecer utilizadores que usam browsers com cookies bloqueados nos equipamentos Apple e no browser Safari da empresa". Com esta ação, as duas empresas pretendem "contornar a política de privacidade da Apple".

Google pode estar a dar informações de utilizadores ao Facebook

Os autores da queixa foram mais longe e afirmam que as empresas integram os seus SDKs (software developing kit) para que a Google possa passar dados do Facebook para correspondência de cookie de identificação do utilizador. Por outras palavras, através desta alegada ação a Google e o Facebook conseguem rastrear os utilizadores finais Apple.

A Apple tem vindo a reforçar a sua política de privacidade, ao fornecer mais ferramentas aos seus utilizadores para que a privacidade destes seja assegurada. A confirmar-se esta situação, tanto Google como Facebook podem ver-se envolvidas em mais uma batalha judicial com as autoridades.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.