Google Duplex já está a fazer chamadas automáticas em alguns Pixel 3

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Lembras-te do polémico serviço Google Duplex apresentado durante o evento de lançamento dos novos Pixel 3? Pois bem, já está a fazer chamadas automáticas para alguns utilizadores nos Estados Unidos.

Este é o primeiro serviço de inteligência artificial capaz de realizar reservas em nome do utilizador. Para isso, realiza chamadas automáticos para os estabelecimentos comerciais e procede com uma conversação fluída como se de uma assistente pessoal se tratasse.

Vê ainda: Google Assistant já pode ser invocada através da Siri da Apple

De acordo com declarações da empresa de Mountain View à VentureBeat, o Google Duplex já está a ser disponibilizado para um restrito grupo de utilizadores nos Estados Unidos. Nesta fase inicial de testes, o serviço vai apenas ser capaz de efetuar reservas em restaurantes.

No entanto, nem todos os restaurantes se apresentam compatíveis com este serviço. Não se sabe ainda se é devido ao serviço ainda não estar otimizado, ou se foi porque os restaurantes se recusaram a receber este tipo de chamadas automáticas.

Google Duplex já está a realizar chamadas automáticas recorrendo a inteligência artificial

Ainda assim, o feedback inicial relativamente a este serviço está a ser extremamente positivo. De acordo com dados revelados pela empresa, espera que o serviço consiga nesta fase inicial realizar as reservas com uma taxa de sucesso de 80%.

Todo o processo para a utilização deste novo serviço é bastante simples e fluído. Precisas de começar por pedir à Google Assistant para efetuar uma reserva em determinado restaurante. Depois de te colocar algumas perguntas sobre a reserva (número de pessoas, dia, etc.), a assistente realiza a chamada de forma autónoma.

A VentureBeat publicou um vídeo no YouTube onde demonstra o Google Duplex em funcionamento. Sinceramente, este serviço revela-se tão fantástico como assustador na minha opinião. A fluidez e casualidade na conversação é tão grande que dificilmente seria possível perceber que se trata de uma "máquina", especialmente nos segundos finais.

Para evitar as esperadas polémicas, a empresa decidiu colocar uma introdução nas chamadas automáticas, onde é referido de forma clara que se trata de uma chamada "da Google". Desta forma, os estabelecimentos comerciais poderão perceber facilmente que se trata do sistema de inteligência artificial.

A empresa de Mountain View garante que pretende realizar a expansão do novo serviço o mais rapidamente possível. No entanto, este deverá ser um processo bastante moroso. Especialmente se não tiveres um smartphone Pixel.

Editores 4gnews recomendam:

Google Duo: Aplicação prepara-se para enfrentar seriamente o FaceTime

Google Pixel 3 XL estará a testar o Android Q segundo a Geekbench

Google Fotos: iPhone ganha finalmente característica presente no Android

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.