O serviço gratuito baseado em nuvem Google Drive já faz parte da vida de muitos utilizadores como um armazém de todo o tipo de ficheiros. Agora, o serviço ganhou uma nova funcionalidade inteligente que vai ser muito útil: geração automática de transcrições de vídeos.
Como usar o novo recurso do Google Drive
O novo recurso do Google Drive esta disponível para os utilizadores com contas Google, mas todos os interessados têm de “solicitar legendas automáticas” depois de carregar um vídeo neste serviço baseado em nuvem.
Para o fazer, o utilizador apenas tem de localizar o vídeo que quer legendar, abri-lo na plataforma e tocar nos três pontos, localizados no canto superior direito.
De seguida, selecionar a nova opção gestão de legendas enquanto o vídeo está a ser reproduzido. Depois é só esperar pelos resultados.
Saliente-se que os clientes do Google Workspace vão ter o recurso este recurso ativado por defeito. Por outras palavras, assim que façam o upload do vídeo, este será legendado. Mas se não pretenderem fazer uso deste recurso, podem desativá-lo e solicitar, quando necessário, a legendagem automática.
Todos os resultados entregues pela nova funcionalidade podem ser visualizados na plataforma YouTube, bastando para isso tocar em “CC”.
A vantagem e a limitação
A grande vantagem deste novo recurso é que vai facilitar a pesquisa de vídeos, com base no seu conteúdo. Por outras palavras, vai ser mais fácil encontrar o desejado no meio de tantos ficheiros.
Mas ainda há uma limitação. Para já, o idioma suportado é o inglês. No entanto, estão previstos outros idiomas para o futuro neste recurso de gerar automaticamente legendas para vídeos.