Google Docs e Google Drive recebem estas melhorias visuais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As aplicações e serviços Google Drive, Google Docs, Slides e demais panóplia, começam agora a receber uma reforça visual. Mais concretamente, a tecnológica de Mountain View visa simplificar a interface e aspeto visual destas aplicações e serviços gratuitos.

Estas alterações, atualmente em distribuição, podem ser já observadas nas respetivas versões Web de cada serviço, disponíveis para computador. Chegarão também, de forma gradual, às plataformas Android e iOS (iPhone) com as próximas atualizações das apps.

Alterações visuais para várias das aplicações e serviços Google

O novo visual introduz alterações sobretudo ao menu de partilha de ficheiros / conteúdos através destes serviços. Assim, da próxima vez que quiserem partilhar com alguém um ficheiro guardado no Google Drive, ou um documento do Google Docs, verão uma janela algo diferente, com um visual "mais simples".

Assim, veremos tudo numa nova caixa sempre que tocarmos no botão "Partilhar", localizado no canto superior direito com o respetivo ícone de partilha através das apps e serviços Google. Aliás, na primeira vez que o fizerem verão um aviso com as mudanças aplicadas pela Google, dando conta da maior simplicidade para esta tarefa.

A primeira sugestão da Google, nesta instância, serão as "Pessoas com acesso", bem como as respetivas permissões de acesso e gestão, tanto para indivíduos como para grupos de utilizadores. De qualquer modo, tal como sucede agora, veremos os nomes dos utilizadores mais próximos, com as informações de conta e email.

Apresentação mais clara dos tipos de partilha e respetivas permissões

Imediatamente visível, com maiores dimensões e virtualmente impossível de não ver está o botão de Copiar Link para partilha. Ou seja, as tarefas essenciais de partilha de ficheiros e arquivos nos serviços Google ficam mais fáceis de entender visualmente.

Por fim, teremos um novo atalho para que, de modo sucinto, o proprietário que queira fazer a partilha possa determinar se os editores podem alterar as permissões e partilhar, ou se os visualizadores e comentadores podem ver a opção para descarregar, imprimir e copiar.

Em suma, temos um visual mais organizado para o Google Drive, Docs e demais serviços do Google Workspace. Na prática, uma comunicação visual mais sucinta e madura a chegar gradualmente aos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Book S 12.4: o inovador portátil está prestes a chegar à Europa
  • OnePlus reservará este trunfo para os modelos 'Pro' e alguns smartphones OPPO
  • Telegram Premium é oficial! Chega já em julho com preço competitivo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.