Em 2022, a Google deu a conhecer o seu Privacy Sandbox no Android. Foi então uma iniciativa que envolveu toda a indústria para elevar o nível de privacidade do utilizador e garantir o acesso contínuo aos conteúdos e serviços gratuitos.
Entretanto, com base nos esforços encetados pela gigante de Mountain View e graças aos trabalhosos em curs na Web, estão agora a desenvolver soluções para publicidade digital que limitam a partilha dos dados do utilizador. A alternativa às cookies.
É a primeira versão Beta da tão aguardada "alternativa às Cookies"
Essencialmente um sistema que não dependa de identificadores entre aplicações. Para tal, ao longo do ano passado, a empresa trabalhou em estreita colaboração com a indústria para recolher opiniões e começar a testar estas novas tecnologias.
Hoje, a Google dá início à próxima fase desta iniciativa, ao disponibilizar a primeira versão Beta do Privacy Sandbox no Android para dispositivos elegíveis. Assim, com a versão Beta, os utilizadores e os programadores terão a possibilidade de experimentar e avaliar estas novas soluções no mundo real.
A versão Beta do Privacy Sandbox no Android será disponibilizada gradualmente, começando com uma pequena percentagem de dispositivos Android 13 e será expandida ao longo do tempo. É, essencialmente, o primeiro test drive desta solução.
Garantir a privacidade e providenciar a personalização no Android
Os dispositivos participantes serão determinados aleatoriamente. Caso o seu dispositivo seja selecionado para este teste, o utilizador será avisado através de uma notificação Android. Esta versão Beta disponibiliza novas APIs projetadas com a privacidade como ponto central e não usam identificadores que possam rastrear a sua atividade entre aplicações e websites.
Por fim, recordamos que o sandbox de privacidade no Android pretende desenvolver novas tecnologias que melhorem a privacidade do utilizador. Implementações que, em simultâneo proporcionem experiências de publicidade personalizada eficazes em apps para dispositivos móveis.
Dito isto, podemos resumir o Privacy Sandbox no Android em três vertentes:
- Criar tecnologias para manter a privacidade das informações dos utilizadores
- Permitir que editores e programadores ofereçam conteúdo on-line sem custos financeiros
- Colaborar com o setor para criar novos padrões de privacidade de apps
Em suma, está assim dado o primeiro e tão importante passo rumo à implementação de uma alternativa viável às Cookies. Algo que permita conjugar a publicidade personalizada que essencialmente "paga as contas" das apps e serviços grátis na Internet e, em simultâneo, manter um mínimo (ou máximo) de privacidade do utilizador.
Podem encontrar mais informações sobre esta iniciativa Google na página dedicada, com mais detalhes para programadores.
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