Google Discover renova completamente o seu design para Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Discover é, muito provavelmente, a nova banca de notícias e conteúdos que muitos utilizadores usam nos seus smartphones Android e até em iOS (iPhone). É aí que encontramos os artigos que queremos ler, ou que a Google julga que vamos querer ler.

Tal como o seu nome implica, o Discover é uma plataforma de descoberta de novos conteúdos, estando prestes a receber uma grande mudança de design a partir do Android 12 e também para iOS. Algo que poderá fomentar títulos e imagens mais apelativas.

A Google vai mudar a forma como descobrimos os artigos

Em primeiro lugar, as "Stories", o conteúdo apresentado no Discover deixará de estar dividido em cartões individuais. Em vez disso, serão apresentados de forma ininterrupta, num campo ou plano flat para minimizar as distrações para o utilizador.

Desse modo, consoante o tema escolhido e aplicado no smartphone ou tablet (tema escuro ou claro), teremos um pano de fundo cinzento, ou branco com as histórias a serem apresentadas diretamente. Sem relevo, ou retângulo a salientar cada "Storie".

O resultado acaba por ser uma apresentação algo genérica dos artigos com melhor classificação aos olhos dos algoritmos. São conteúdos otimizados para o consumo online, com melhor legibilidade e outras táticas de composição valorizadas pela Google.

As mudanças ao Google Discover aplicam-se ao Android e iOS

Em segundo lugar, a Google não quer tirar proveito do espaço extra conseguido à custa dos cartões individuais que destacavam cada conteúdo dos demais. Será uma apresentação mais uniforme com as histórias a serem apresentadas em interrupções.

Aliás, bem pelo contrário, a tecnológica fará desaparecer as breves descrições que acompanhavam os artigos. A descoberta foi feita pela equipa do 9to5Google ao testar uma versão beta da aplicação da Google com os resultados acima visíveis.

Trata-se de uma alteração visual significativa que marcará presença no sistema operativo Android 12, bem como nas versões atuais do iOS (iPhone e iPad). O maior impacto é causado pela remoção da descrição, ou súmula, de cada história / artigo apresentado.

Podemos também atentar na alteração ao ícone para o menu contextual com mais opções de ação para cada artigo. Passará dos três pontos verticais para uma representação minimalista dos interruptores das opções.

O Discover está presente na maioria dos smartphones Android

Podem encontrar o Google Discover no ecrã inicial dos smartphones Android ao fazer um swipe ou deslize para a esquerda - arrastando para a direita o homescreen. Aí vemos o feed de conteúdos apresentados pela plataforma Google Discover.

Face a estas alterações toda a ênfase recairá na imagem de destaque e título do conteúdo, algo que impactará a forma como consumimos notícias e outros conteúdos.

As alterações já estão presentes na versão beta do Discover para utilizadores do Android 12 (ainda em fase de testes). Não obstante, este é o rumo traçado pela tecnológica para a sua plataforma de descoberta de notícias e novos conteúdos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta é a provável data de chegada dos novos iMac com M1 e iPad Pro
  • Xiaomi Redmi K40 Gaming atinge vendas incríveis em apenas 1 minuto
  • Google Play Store está inundada de falsos emuladores para PS4 ou PS5
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.