Google desenvolve novo assistente digital IA exclusivo para o Pixel 9

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda estamos a uma distância considerável do lançamento da nova série de smartphones Pixel 9 que deve ocorrer no outono de 2024. Mas começam a surgir os primeiros rumores que, por sinal, são animadores. Ao que tudo indica, a Google está a trabalhar num novo assistente digital, baseado em Inteligência Artificial, para a sua série de smartphones Pixel 9.

As primeiras informações a reter deste novo rumor é que o novo assistente digital vai chamar-se Pixie e será um atributo exclusivo da série de smartphones Pixel 9 da Google. Recorde-se que o Google Assistant está disponível para todos os equipamentos com o sistema operativo Android.

imagem do Pixel 8 Pro na mão de uma pessoa
Tal como o PIxel 8 aqui mostrado na imagem, a nova série de smartphones Google deve chegar ao mercado no outono de 2024 Crédito@Google

Estes novos dados chegam através do site The Information que se apoia em fontes próximas ao projeto. De acordo com as mesmas fontes, o novo Pixie vai fazer tudo o que o Google Assistant já faz, mas será também capaz de desempenhar tarefas mais complexas.

Por exemplo, o Pixie pode indicar a loja mais próxima onde se pode comprar um produto anteriormente fotografado pela câmara do smartphone. Ainda que esta pareça uma tarefa simples, implica um processo bastante complexo e tecnologia de ponta.

Pixie vai funcionar offline

Outra novidade do novo assistente digital Pixie é que, supostamente, este poderá funcionar offline. Por outras palavras, vai conseguir responder a algumas solicitações do utilizador sem necessitar de ter uma conexão à Internet.

As mesmas fontes avançam também que este assistente digital pode chegar equipado com o Gemini Nano. Recorde-se que recentemente a Google apresentou o seu novo modelo de Inteligência Artificial Gemini, sendo que o Gemini Nano é um modelo mais eficiente para cumprir tarefas nos dispositivos móveis.

Para já, estas são as informações disponíveis. Nos próximos meses, é provável que mais rumores desvendem mais capacidades avançadas do novo assistente digital IA da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt