A Google voltou a lançar um alerta urgente para quem tem conta no Gmail! No seu blog oficial, a gigante tecnológica alerta para o crescente risco de perder a conta por preguiça ou desconhecimento.
Isto porque milhões de utilizadores continuam a desvalorizar os golpes online que são cada vez mais frequentes e sofisticados (sobretudo com recurso a Inteligência Artificial).
Assim sendo, de acordo com os dados mais recentes da Global Anti-Scam Alliance, 57% dos adultos foram vítimas de algum tipo de fraude no último ano e 23% perderam dinheiro diretamente. O relatório conclui que o objetivo destes ataques é quase sempre o mesmo: obter acesso a contas de e-mail e serviços como Google, Microsoft, Apple, Facebook ou Amazon.
Para tal, os burlões fazem uso de diversos métodos, sendo que os mais comuns são e-mails de phishing com ofertas de trabalho falsas, mensagens falsas, pop-ups fraudulentos e chamadas de "suporte técnico".
Google recomenda passkeys
Para combater esta onda de ciberataques, a Google reforça que as palavras-passe tradicionais já não são seguras por si. Posto isto, é deveras importante adotar chaves de acesso (passkeys). Ao contrário das passwords, estas chaves só permitem o acesso a determinada conta através de dados biométricos (impressão digital ou Face ID) ou então através de um PIN.
Outro ponto importante é que nas – infelizmente – já habituais exposições de palavras-passe não serás afetado... porque não usas uma password mas sim uma passkey!
Autenticação de dois fatores também é uma alternativa
Outra opção que a Google recomenda é a autenticação de dois fatores já que torna mais difícil a tarefa dos cibercriminosos que têm de 'passar por cima' de duas verificações. Por exemplo: se a tua palavra-passe for comprometida mas tiveres esta autenticação ativa, forçosamente a Google irá enviar-te um código para o telemóvel ou então uma chamada telefónica para que confirmes o acesso à conta (se tiver sido roubada não vais confirmar e o burlão não conseguirá aceder).
Porém, os números são encorajadores: desde que a Google passou a alertar para a importância da adoção de medidas extra de segurança, as passkeys cresceram 352%, mostrando que cada vez mais utilizadores percebem a importância de se prevenirem!
