Google toma mais uma dura decisão nas aplicações na Google Play Store

Filipe Alves
6 Janeiro, 2019

A Google decidiu por bem retirar a possibilidade aos desenvolvedores de aceder às mensagens e registo de chamadas dos utilizadores com as suas aplicações. Ainda que esta medida seja aplaudida por muitos, a empresa de Mountain View continua a tomar decisões questionáveis face às aplicações que recebem ou não as autorizações para as continuar a utilizar.

Ou seja, por muito que a Google tenha proibido aos utilizadores de ter acesso às SMS e chamadas dos utilizadores, desenvolvedores com aplicações que necessitam dessas autorizações para fazerem aquilo que prometem, podem pedir uma autorização à Google para as continuar a utilizar.

Vê ainda: Privacidade? Parece que essa palavra não existiu em 2018!

Existem desenvolvedores com sorte. Um desses casos é o desenvolvedor português João Dias com a sua aplicação Tasker. Uma aplicação simples mas com uma qualidade fantástica que permite ao utilizador automatizar determinadas funcionalidades.

Google decide cortar acessos aos desenvolvedores na Google Play Store

De acordo com a Google Play Store, Tasker tem mais de 1 milhão de downloads com uma avaliação de 4.6 estrelas. Se a Google tivesse barrado o acesso às SMS's e às chamadas a esta aplicação, os utilizadores deixariam de conseguir efetuar algumas das automatizações que os fez comprar a aplicação em primeiro lugar.

Porém, outros desenvolvedores não tiveram a mesma sorte. Cerberus é uma aplicação "Anti-roubo" que usa as SMS de forma a enviar uma mensagem para o smartphone perdido sem conexão à internet. Ou seja, com esta nova imposição da Google nas aplicações da Google Play Store, a aplicação perdeu uma das suas principais funcionalidades. Ademais, a empresa americana rejeitou o pedido da aplicação Cerberus na adesão às funcionalidades.

Isto é, mais de 5 milhões de utilizadores que instalaram a aplicação e acreditam na sua principal funcionalidade acabaram de perder a possibilidade de a ter.

Há outras soluções para este problema

Com estas medidas, desenvolvedores podem perfeitamente tomar o caminho da Epic Games. Isto é, em não lançar as aplicações na Google Play Store e criarem o seu website para tal. Ou então depositar as suas aplicações em lojas como o Aptoide que permitam a inserção de tais acessibilidades.

Fortnite 2FA Epic Games segurança 4gnews Google

Contudo, popularizar a instalação de aplicações fora da Google Play Store não é a solução perfeita. São aplicações que estão fora da Google Play Store que estão sujeitas a malwares e "vírus". Ou seja, é um risco instalar de uma fonte desconhecida.

Resta-nos esperar mudanças da Google

Agora resta-nos esperar que a Google mude um pouco a forma como está a avaliar as aplicações com este tipo de acesso. Ainda que seja a favor que a empresa de Mountain View retire estes acessos, também temos de perceber que esta é a principal funcionalidade de milhares de aplicações. Assim sendo, a análise das aplicações que usam este tipo de acesso devia ser manual e cuidadosa.

Editores 4gnews recomendam:

Qualcomm Snapdragon 855 mostra novamente todo o seu poder

Apple iPhone de gama-média é uma possibilidade para 2019?

Tesla – 2018 foi um ano para recordar, tal como Elon Musk afirmou

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos