Google começa a lançar o sistema de rastreio do COVID-19

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google criou um sistema de alertas relativos ao COVID-19, para o seu sistema operativo Android. Contudo, não penses que irás receber notificações aleatórias do sistema. Em vez disso, a Google criou parceria com as várias organizações locais de saúde.

Desta forma, os alertas serão enviados apenas após o utilizador instalar uma app de saúde das organizações locais ou autorizados pelo governo. A atualização está a ser enviada gradualmente, mas visto depender de institutos locais, não sabemos se estará disponível em Portugal.

Assim que instalada a aplicação de saúde, o sistema irá perguntar se desejas ativar as notificações internas para essa app, conforme mostra a imagem da direita. É importante salientar que estes alertas não são obrigatórios, sendo que o utilizador pode desativá-los por completo a qualquer altura.

Como funcionarão os alertas de COVID-19 no Android?

Quando um utilizador tiver a app de saúde local instalada, o smartphone irá cruzar identificadores Bluetooth com outros utilizadores. Utilizadores podem então identificar de forma anónima possíveis indivíduos infetados. Os dados são enviados para a nuvem da Google posteriormente.

Desta forma, o dispositivo Android irá avisar o utilizador se esteve perto de alguém infetado. Este é um sistema falado recentemente na parceria entre a Google e a Apple para criar tecnologia de rastreio para o novo coronavírus. Este será o método da Google, pelos vistos.

A Google salientou, no entanto, que todos os dados são anónimos, além de salientar que os identificadores Bluetooth utilizados não possuem informações de localização ou dados de GPS. Esta função será compatível com dispositivos com Android 6 para cima.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp prepara-se para receber uma funcionalidade que vais adorar!
  • Youtube ganha novidade que vais agradecer todos os dias
  • Twitter continua a batalha contra o bullying online! Nova adição vai dar muito jeito
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.