Google Coach vai ser o teu personal trainer e nutricionista

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos últimos anos a gigante de Mountain View tem vindo a lançar e aprimorar vários produtos que "transpiram" IA (inteligência artificial) e parece que mais uma novidade está a caminho, o personal trainer Google Coach.

Ainda não está confirmado o seu nome oficial, contudo, sabe-se que esta nova ferramenta IA vai ter como objectivo ajudar os utilizadores na sua batalha diária com a árdua tarefa de se manterem saudáveis. Entre as várias funcionalidades vais poder encontrar ajuda em rotinas de exercícios e concelhos de alimentação.

Vê ainda: Android Pie Go Edition oficialmente apresentado pela Google

Apesar de não estar limitado a esse objectivo, uma das principais funções do Google Coach será manter os utilizadores fisicamente activos. Através da constante recolha de informações, o personal trainer vai conseguir oferecer recomendações ideais para o utilizador.

Durante o teu dia a dia poderás receber notificações com recomendações de exercícios ou também soluções para compensar aquela sessão que tiveste preguiça de acabar. Quando estiveres a fazer o teu exercício diário o Google Coach vai manter toda a informação armazenada. Desta forma, as suas recomendações vão sofrer constantes melhorias de forma a maximizar os teus resultados.

Google Coach parece ser o personal trainer perfeito para substituír o velhinho Google Fit

Mas o rastreamento de actividade física não é a única funcionalidade do Google Coach. Esta personal trainer inteligente vai também fazer o papel de nutricionista. Através da monitorização e recomendação de alimentos, vai-te ajudar a recomendar refeições que se integram nos teus objectivos.

Entre os vários tipos de recomendação, vais poder receber alertas de restaurantes na área onde te encontras onde podes encontrar os pratos mais indicados para a tua dieta. No caso de estares em casa, vai também sugerir receitas ideais para ti e ajudar até criando uma lista de compras.

Com um novo personal trainer tão complexo uma das grandes preocupações é a possível "inundação" de notificações. Para evitar que isso aconteça estão a planear a implementação de notificações conversacionais. Desta forma, em vez de lançarem notificações individuais, estas serão apresentadas em conjunto em forma de conversa.

Ao que tudo indica, o Google Coach terá como principal alvo de utilização os dispositivos Wear OS, mas poderá também ser utilizado em smartphones. Muito provavelmente o controle em tempo real poderá apenas ser feito em smartwatches. Informação mais detalhada e outras configurações poderão ser realizadas através do smartphone.

De acordo com a própria empresa, este novo assistente de bem-estar e exercício físico poderá vir a chegar também à Android TV, Google Home e outros produtos.

Relembro que este é um projecto que ainda se encontra em desenvolvimento. Por isso mesmo, o Google Coach poderá ainda sofrer várias alterações, incluíndo o seu nome e funcionalidades.

Uma coisa é certa, o Google Coach parece apresentar-se como uma muito melhor alternativa ao Google Fit. Especialmente considerando que o Google Fit é uma aplicação que perdeu muita utilidade durante os últimos tempos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola P30 já é oficial! Eis a nova aposta da marca nos gama média

Xiaomi Mi A2 recebe atualização que dará à câmara novas capacidades

Imagens revelam os novos Huawei Honor 8S e Huawei Honor 8X

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.