Google Chrome vai mudar para melhor em setembro de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google fez saber, através do blog oficial Chromium, que a partir de agora passará a atualizar o seu browser quatro semanas. A tecnológica tem vindo a atualizar o seu navegador a cada seis semanas, mas compromete-se agora em redobrar os esforços.

Para o utilizador do Google Chrome isto significa a chegada de mais funções e melhorias de forma mais expedita à medida que a tecnológica as prepara. O objetivo passa por manter o navegador sempre atualizado com menos tempo entre as atualizações.

Atualizações mensais para o navegador Google Chrome

Através do Chromium a Google reconhece a importância das atualizações de software, cerca de uma semana após a chegada da versão 89 do Chrome, já disponível para as mais variadas plataformas.

Para a empresa, as atualizações do Chrome tardavam demasiado entre a fase de testes e a disponibilização geral das novidades. A cada nova versão, a empresa comprometia-se em melhorar a segurança, velocidade e facilidade de uso, ou simplicidade, do produto.

Para tal, implementava sempre uma fase de testes com duração variável para garantir que tudo estava conforme pretendido. No entanto, conforme o desenvolvimento de uma nova versão ia avançando, a fase de testes pode agilizada, ou reduzida.

Com efeito, a empresa sente-se agora confiante o suficiente para reduzir o período de testes que acompanhava a distribuição de cada nova versão. Assim, ao reduzir este período de verificação de erros ou instabilidades, o utilizador receberá as novidades com maior antecedência.

As atualizações de segurança chegarão a cada duas semanas

As alterações serão aplicadas pela Google a partir do terceiro trimestre de 2021. A partir de então, o Google Chrome receberá uma atualização a cada quatro semanas, com o programa de testes encurtado. Será um reforço sólido para o navegador mais popular do mundo, passando a receber atualizações com maior frequência.

Por outro lado, a Google fez saber que as atualizações de segurança chegarão a cada duas semanas. A medida visa colmatar possíveis brechas na segurança do navegador, reduzindo bastante o tempo que este demorava a receber a atualização.

Em síntese, teremos uma divisão entre atualizações de segurança - a cada duas semanas - e, atualizações gerais da versão - a cada quatro.

Assim que o Google Chrome 94 chegar ao público, a nova calendarização deverá ser aplicada. Deste modo, a partir de setembro de 2021 o browser passa a adotar o novo esquema de atualizações mensais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oficial: OnePlus 9 chegam a 23 de março com parceria histórica
  • Estes auriculares totalmente sem fios têm caixa resistente a água
  • Primeira PS5 refrigerada a água do mundo. Vê todo o processo em vídeo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.