Os browsers ou navegadores de Internet como o Google Chrome são poderosas ferramentas de trabalho que permitem, atualmente, fazer muito mais que ler notícias e consultar as redes sociais.
Aliás, a partir do momento em que estes programas permitiram fazer um verdadeiro multitasking, com vários separadores abertos, tornou-se importante manter um olho atento à gestão de recursos.
A chegar agora ao Chrome - já disponível deste lado à data de redação deste peça - está uma nova funcionalidade extremamente simples de usar, mas com informações deveras úteis. O objetivo? Dar a conhecer quanta RAM ocupa cada separador aberto.
Passa o cursor por cima do Separador e vê a ocupação da RAM
Tal como aponta a publicação 9to5Google, este é mais um incremento de transparência por parte da tecnológica de Mountain View para com os seus utilizadores. Para usarem este novo recurso do navegador têm apenas que passar o cursor do rato por cima da aba de cada separador no Google Chrome.
A partir daí, surgirá um menu com a informação contextual, informando o utilizador, em cada momento, quanta memória RAM é que está a ser ocupada por aquele separador aberto. Na prática, ficará assim mais fácil e pormenorizado o acompanhamento e gestão dos recursos de cada computador.
Previamente o Google Chrome já havia disponibilizado o modo ou opção de "Memory Saver" para diminuir a ocupação / consumo de recursos da máquina em separadores inativos. Todavia, o novo recurso vai agora mais além ao dar-nos informações em tempo real sobre esta realidade.
Recurso disponível com o Google Chrome 119
Simples e eficaz, o novo recurso estava já em fase de testes desde setembro de 2023. Agora, porém, fica disponível para todo e qualquer utilizador, chegando já a Portugal. Daqui em diante, em vez de termos que esmiuçar os menus e definições para encontrar estas informações, bastará passar o cursor do rato por cima de cada separador.
Sobretudo para quem trabalha com vários separadores abertos em simultâneo, o novo recurso permite assim fazer uma melhor gestão dos recursos caso sinta necessidade para tal.
Por exemplo, se o computador começa a abrandar, uma possível solução passa tão somente por ver quais os separadores que mais RAM estão a usar e, se possível, fechar os mesmos.
Por fim, para tirar partido deste recurso garantam que têm, pelo menos, a versão estável do Chrome 119 disponível em Portugal.
Editores 4gnews recomendam: