Google Chrome recebe três novas funções potenciadas pela IA

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google continua a aplicar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nos seus serviços. O mais recente contemplado é o seu navegador Google Chrome, com opções que te ajudarão a trabalhar melhor e a personalizar o browser.

As duas primeiras novidades, que explicaremos abaixo, começarão a chegar aos utilizadores com a versão 121 do Chrome. Já a terceira, com o intuito de ajudar os utilizadores a escrever melhor, chegará apenas no próximo mês.

Chrome recebe novo organizador de separadores com IA

A primeira novidade divulgada pela Google é um organizador de separadores com recurso à Inteligência Artificial. Este poderá ser encontrado na seta para baixo posicionada no canto superior esquerdo do navegador no Windows ou no canto direito no caso do macOS.

Chrome separadores
Créditos: Google

Aí, os utilizadores encontrarão uma nova opção denominada "deixa o Chrome encontrar novos grupos de separadores". Ele irá sugerir novos grupos baseados nos separadores abertos para ajudar os utilizadores a encontrar aquilo que procuram.

A conclusão deste processo só acontecerá após escolheres um nome para esse grupo de separadores e até um emoji. Estes passos terão de ser aceites manualmente pelos utilizadores.

Criação de temas com recurso à IA

A segunda novidade baseia-se naquilo que a Google já disponibiliza no Android e nos smartphones Pixel. Trata-se de uma ferramenta que irá criar temas para o browser através da IA.

Chrome temas
Créditos: Google

Esta opção estará na barra lateral do Chrome junto da opção de personalização já existente. Aí, poderás solicitar a criação de um novo tema com base num assunto, humor, estilo visual e cor.

"Ajuda-me a escrever" irá melhorar a qualidade dos teus textos

Para o próximo mês, está prometido o lançamento do "ajuda-me a escrever". Esta opção estará disponível em qualquer caixa de texto presente no Chrome e o objetivo é melhorar a qualidade da escrita dos utilizadores.

Chrome texto
Créditos: Google

Para começar, o utilizador terá de introduzir algumas palavras na caixa de texto para fornecer algum contexto à IA. Em seguida, o utilizador poderá escolher o tom do texto (formal ou descontraído) e até a extensão do mesmo.

Estas novidades começarão a chegar aos utilizadores com a versão 121 do Chrome, com distribuição faseada. Para poderes usufruir delas terás de iniciar sessão com a tua conta Google e ativar a opção "IA experimental" nas definições do teu navegador.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.