Google Chrome recebe as melhorias mais pedidas na app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O browser Google Chrome para Android deixará, muito em breve, de apresentar os cartões do Google Discover na página inicial ao abrir a aplicação do navegador caso o utilizador assim o defina. Até ao momento este conteúdo é apresentado de forma automática a todos os utilizadores.

Em causa está o conteúdo apresentado sempre que abrimos a aplicação do Chrome no dispositivo móvel Android com base nas nossas fontes favoritas e / ou mais visitadas. Assim, com uma das próximas atualizações, teremos mudanças dignas de nota.

Utilizadores têm pedido a remoção do Google Discover no Chrome

Google Chrome Android
Exemplo do "feed" do Chrome ao abrir uma nova página / separador no navegador.

Sempre que abrimos a aplicação Google Chrome no Android, ou quando abrimos um novo separador neste navegador são-nos apresentados vários cartões com informações, notícias e conteúdo similar. Tal é proporcionado pelo Google Discover, um dos mecanismos de distribuição de conteúdos da gigante norte-americana.

Com efeito, ao abrir uma nova aba / separador observamos o logótipo da Google, a barra de pesquisas, os marcadores e, em seguida, os conteúdos do Google Discover. Acima temos o exemplo em questão, cortesia da publicação 9to5Google.

Até ao momento, contudo, não podemos desativar este elemento, apenas aceder às opções. Assim, teremos mais controlo logo que a atualização para o navegador chegue também a Portugal através do canal estável.

Mais controlo para o utilizador com base no feedback recolhido pela Google

Google Chrome

Todavia, com a atualização já em distribuição, passa a ser possível desativar (e posteriormente ativar), esta secção com conteúdos noticiosos, vídeos, entre outros elementos. Sobretudo para quem tiver aderido ao programa beta do Chrome, as novidade estão atualmente a chegar a Portugal.

Esta função está presente na versão Canary (para testes) do Chrome, mas chegará também através do canal estável com uma atualização da app via Play Store. Portanto, podem já verificar a sua disponibilidade através da loja ofiical de conteúdos para Android caso pretendam desativar facilmente esta função.

Para tal, basta abrir o browser e, na secção do Google Discover, tocar na roda dentada das Definições. Aí, como evidencia a figura acima, terão a opção de "Gerir atividade; Gerir interesses; Saiba mais; e, por fim, Desativar / Ativar.

Em suma, com esta alteração os utilizadores descontentes com o (demasiado) conteúdo apresentado sempre que se abre uma nova página podem tornar todo o aspeto mais simples. Para tal, poderão desativar (ou ativar a qualquer momento) este elemento.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.