Google Chrome no Android vai mudar. Este é o resultado

Bruno Coelho
Comentar

Com a apresentação do Android 12, chega também uma nova abordagem estética. Aquele que a Google denomina como Material You traz aos utilizadores a possibilidade de terem apps compatíveis a seguir as cores do seu papel de parede.

Esta é uma mudança aplicada à interface em geral, mas também se nota em pormenores como os cartões ou cantos arredondados. E apps da própria Google, como o Chrome, deverão ser das primeiras a adaptar-se a essa ideologia de design.

Google Chrome colorido com "Material You" será uma realidade

Tal como revela o 9to5Google, no início deste mês foi nota uma mudança no Chromium, que pretende mudar a ideia de como o Chrome no Android lida com as cores. Recorde-se que, à data, o Chrome no mobile apenas dispõe de fundo branco e preto.

Tal como a fonte refere, ainda não se sabe que partes do Google Chrome irão sofrer mudanças. Usando a app Mensagens Google como exemplo do que já sabemos que pode mudar, o 9to5Google desenvolveu uma maquete do que podemos esperar. Mas tendo em conta o tema usado, as mudanças parecem ser pouco disruptivas.

À esquerda o design atual do Google Chrome no Android. À direita a maquete de como pode ficar com o Material You. Crédito: 9to5Google
À esquerda o design atual do Google Chrome no Android. À direita a maquete de como pode ficar com o Material You. Crédito: 9to5Google

A versão final do Android 12 só chegará mais perto do outono e, apenas nessa altura, teremos uma melhor perspetiva do potencial do Material You. Quanto a mudanças estéticas no Chrome neste sentido podemos ter de esperar, dada a maior sensibilidade da app a mudanças. Resta também qual será a adesão dos utilizadores a usar um Chrome mais colorido no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.